O cinema brasileiro terá uma chance de brilhar no Oscar 2024?
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou os 28 longas-metragens que podem concorrer a uma indicação na categoria Melhor Filme Internacional. Entre eles, há documentários, cinebiografias e ficções que retratam a diversidade cultural e social do país.
A escolha do representante brasileiro será feita por uma comissão formada por profissionais da área. Eles vão selecionar seis filmes entre os inscritos no dia 05 de setembro e anunciar o resultado no dia 12 de setembro, de acordo com o site Omelete. O filme indicado vai disputar com produções de outros países uma vaga na lista final do Oscar, que será revelada em janeiro de 2024.
O cinema nacional já foi indicado quatro vezes ao Oscar de Melhor Filme Internacional, mas nunca levou a estatueta. A última vez foi em 1999, com Central do Brasil, de Walter Salles. Em 2023, Marte Um, de Gabriel Martins, foi o escolhido para representar o Brasil, mas não entrou na lista final. Será que em 2024 teremos uma chance? Torçamos para que sim!
- A Primeira Morte de Joana é um filme dirigido por Cristiane Oliveira que acompanha o crescimento e a descoberta da sexualidade de uma menina de 12 anos.
- Angela é um filme dirigido por Hugo Prata que conta a história de Ângela Diniz, a socialite conhecida como a ?Pantera de Minas?, que teve sua intensa vida social no Rio interrompida em 1976, quando foi brutalmente assassinada, aos 32 anos, pelo playboy Doca Street, em Búzios2.
- Chef Jack, O Cozinheiro Aventureiro é uma animação brasileira dirigida por Guilherme Fiúza Zenha que apresenta uma aventura capaz de agradar toda a família. Jack (Danton Mello) é um chef de cozinha mundialmente conhecido, já ganhou diversos concursos de culinária e se destaca por usar temperos raros em suas receitas3.
- Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você é um documentário dirigido por Roberto C. de Oliveira e Jom Tob Azulay que apresenta imagens da gravação do antológico álbum que juntou a cantora Elis Regina com Antonio Carlos Jobim4.
- Estranho Caminho é um filme dirigido por Guto Parente que acompanha David, um cineasta que retorna ao Brasil pela primeira vez em anos justamente quando tem início a pandemia de Covid-19. Ele procura o pai, que não vê há dez anos, e é surpreendido pelo lockdown enquanto está na casa dele. Os dois, então, são obrigados a conviver5.
- Jair Rodrigues ? Deixa que Digam é um documentário dirigido por Rubens Rewald que se dedica a explorar à trajetória artística e pessoal de Jair Rodrigues6.
- Mais Pesado é o Céu é um filme dirigido por Petrus Cariry sobre um Brasil que se recusa a morrer, a se deixar levar, mas que não se cansa de sofrer7.
- Medusa é um filme dirigido por Anita Rocha da Silveira que aborda as questões da religião, do machismo e sobretudo do extremismo, violência e ódio na sociedade brasileira da atualidade8.
- Ninguém é de Ninguém é um filme brasileiro dos gêneros drama e espiritualista escrito e dirigido por Wagner de Assis. O roteiro foi baseado no livro homônimo Ninguém é de ninguém (2000), psicografado pela médium Zíbia Gasparetto9.
- Noites Alienígenas é um filme dirigido por Sérgio de Carvalho que aborda as tensões da chegada de gangues do Sudeste em Rio Branco10.
- Nosso Sonho é um filme biográfico de 2023 dirigido por Eduardo Albergaria sobre a história da dupla de funk Claudinho e Buchecha.
- O Alecrim e o Sonho é um filme brasileiro de drama dirigido por Valério Fonseca e estrelado por Fernando Teixeira, Valdinéia Soriano e Zezita Matos. A trama homenageia o artista paraibano José Pedro Fernandes, conhecido como Baixinho do Pandeiro.
- O Espaço Infinito é um drama nacional dirigido por Leo Bello que conta a história de Nina (Gabrielle Lopes), uma mulher que, após ser internada em uma clínica psiquiátrica, acaba dando início a uma jornada em seu próprio subconsciente em uma busca para encontrar um caminho até a realidade compartilhada.
- O Faixa Preta ? A Verdadeira História de Fernando Tererê é um filme nacional que estreou na HBO Max. Dirigido por Caco Souza, o longa-metragem é uma produção Max Original. Baseado em fatos, narra a história de Fernando Tererê, um dos maiores lutadores brasileiros de jiu-jitsu que, no auge da sua carreira, sofreu seu maior revés.
- O Homem Cordial é um filme dirigido por Iberê Carvalho que conta a história de Aurélio, vocalista de uma famosa banda de rock que fez muito sucesso até o final dos anos 1990.
- O Mestre da Fumaça é um filme brasileiro de ação e comédia escrito, produzido e dirigido por André Sigwalt e Augusto Soares. Na história, uma maldição geracional lançada pela máfia chinesa chega aos irmãos Daniel (Thiago Stechinni) e Gabriel (Daniel Rocha), e a única forma de resistirem é aprendendo a arte marcial do Estilo da Fumaça.
- O Rio do Desejo é um filme brasileiro dirigido por Sérgio Machado e escrito por ele, George Walker e Maria Camargo, baseado no conto ?O Adeus do Comandante?, do amazonense Milton Hatoum.
- Pedágio é um filme dirigido por Carolina Markowicz que representará o Brasil no Festival Internacional de Cinema de Toronto. O segundo longa da diretora conta a história de uma mãe que não aceita a orientação sexual de seu filho.
- Perdida é um filme brasileiro de comédia romântica escrito por Luiza Shelling Tubaldini e Karoline Bueno com direção de Katherine Chediak Putnam, LawLuiza Shelling Tubaldini e Dean W. Law e produção de Star Distribution Brasil. O longa estrelado por Giovanna Grigio e Bruno Montaleone teve sua estreia em 13 de julho de 2023 nos cinemas brasileiros.
- Perlimps é um filme dirigido por Alê Abreu que invade as telas com uma explosão de cores e sons.
- Raquel 1:1, de Mariana Bastos, é um filme de suspense brasileiro que explora o terror enquanto manifestação das ansiedades de uma sociedade conservadora face a ideias progressistas.
- Regra 34, de Julia Murat, é um drama brasileiro que ganhou o Leopardo de Ouro no Festival de Cinema de Locarno e trata do desejo feminino.
- Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, é um documentário que faz uma reflexão a respeito da importância dos cinemas do centro do Recife na formação da vida das pessoas e na do próprio cineasta.
- Segundo Tempo, de Rubens Rewald, é um drama que conta a história de dois jovens irmãos que nunca se deram bem, mas após a morte do pai, decidem ir para a Alemanha para resgatar sua história desconhecida5.
- Sinfonia de um Homem Comum, de José Joffily, é um documentário que apresenta o diplomata brasileiro José Maurício Bustani, que esteve no centro de várias questões geopolíticas deste século e hoje está aposentado e dedicando-se apenas ao piano.
- Tia Virginia, de Fabio Meira, conta a história de uma mulher (interpretada por Vera Holtz) de 70 anos que não tem nenhum filho e nunca se casou, e acaba sendo convencida pelas irmãs a se mudar para outra cidade a fim de cuidar dos pais.
- Tração, de André Luís, é um filme brasileiro de ação que acompanha um grupo de amigos motociclistas convidados para uma arriscada competição de motocross, a MotoAthlon.
- Urubus, de Claudio Borrelli, é um drama que aborda o mundo da pichação em São Paulo e acompanha Trinchas (Gustavo Garcez), líder de um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca.
Informações dos filmes, via Bing.