A maior turbina eólica do mundo tem hélices de 100 metros

A maior turbina eólica do mundo já está online. A Three Gorges Energy conectou a primeira turbina gigante offshore de 16 megawatts do mundo. Com um diâmetro de rotor impressionante de 260 metros e uma torre imponente de 152 metros de altura, este colosso fornecerá energia limpa para cerca de 36.000 residências chinesas.

Apesar de não parecer muito fora do lugar, estando em um campo de outros gigantes menores, esta MingYang Smart Energy MySE 16-260 é a maior já conectada à rede. O "quarto do motor" e o gerador alojados no topo da torre pesam gigantescas 385 toneladas, e cada uma de suas três pás de 123 metros adiciona mais 54 toneladas, penduradas em um dos lados do eixo do gerador.

A turbina tem um rotor do tamanho de dois campos de futebol, a cada volta ela varre 50.000 metros quadrados de ar (um quarteirão tem 10.000 metros quadrados) e uma torre que se ergue como um arranha-céu sobre o mar. Ela pesa mais de 500 toneladas, o equivalente a 100 elefantes adultos. Cada volta do rotor produz até 34,2 kWh de eletricidade, o suficiente para carregar quase 7 mil celulares. Em um ano, ela pode gerar cerca de 66 gigawatts-hora, o que daria para assistir a mais de 20 milhões de horas de Netflix.

Cada pá mede 123 metros de comprimento e pesa 54 toneladas. China Three Gorges Corporation.

A turbina está localizada no Estreito de Taiwan, uma região disputada entre a China e Taiwan e frequentemente assolada por tufões. A máquina foi projetada para resistir a ventos de até 287 km/h, mais rápidos do que qualquer furacão já registrado na história. Mas isso pode não ser suficiente para enfrentar as mudanças climáticas, que estão tornando os eventos extremos cada vez mais intensos e imprevisíveis.

As turbinas eólicas offshore continuarão a crescer em tamanho; a China State Shipbuilding Corporation já estava construindo uma turbina de 18 megawatts em janeiro, e é razoável esperar um anúncio de 20 MW a qualquer momento, também que em alguns poucos anos, essas engenhocas gigantescas estejam espalhadas por oceanos do mundo, aproveitando os ventos para alimentar nossas sociedades cada vez mais sedentas por energia.

É difícil imaginar o quão grandes são essas turbinas, mas talvez esta foto possa ajudar. Nela, vemos uma única pá sendo transportada para o local de instalação. Ela tem mais de 100 metros de comprimento, quase o mesmo que um Boeing 747. Quanto maior a pá, maior a área que ela pode capturar o vento e transformá-lo em energia. Mas também maior o desafio de construí-la e mantê-la funcionando.

A tecnologia e a logística envolvidas na criação e operação dessas estruturas são impressionantes, mas também levantam questões sobre os impactos ambientais e geopolíticos dessa nova fonte de energia. A MingYang e a Three Gorges merecem aplausos por seu feito extraordinário, mas também devem ser responsabilizados por suas consequências.

via

Posts Relacionados: