O que é engraçado? Essa é uma pergunta que os filósofos e comediantes vêm se perguntando há séculos. Não há uma resposta fácil, mas um novo estudo sugere que o que faz as pessoas rirem pode estar enraizado em nossa história e cultura.
No estudo conduzido pelo Dr. Paul McDonald, somos lembrados de que o humor, seja ele eficaz ou não, é influenciado por uma série de fatores complexos, incluindo o contexto cultural e a identidade coletiva de uma sociedade. Surpreendentemente, ao explorar as origens do riso, o Dr. McDonald revela que até mesmo os sumérios encontravam graça na ironia de que as mulheres, aparentemente, eram desprovidas de flatulência, já que tal ocorrência era considerada excessivamente íntima para ser discutida abertamente.
Além disso, o Dr. McDonald oferece uma definição interessante do que constitui uma piada. Ele aponta para um estudo que revela a evolução diversificada das piadas ao longo dos anos. Algumas tomaram a forma clássica de perguntas e respostas, enquanto outras se manifestaram como provérbios astutos ou adivinhações intrigantes. Contudo, todas compartilham uma disposição em lidar com tabus e uma dose saudável de rebeldia. É interessante notar que os trocadilhos modernos, as piadas sobre as garotas de Essex (equivalente britânico às piadas de português) e o humor escatológico do banheiro têm suas raízes nas piadas mais antigas identificadas por nesta pesquisa.
Em um mundo cada vez mais dividido, o humor pode ser uma ferramenta poderosa para a mudança. Ele pode nos ajudar a entender diferentes perspectivas, desafiar nossos preconceitos e construir pontes entre culturas. Então, da próxima vez que você ouvir uma piada engraçada, não se esqueça de sorrir. Você pode estar ajudando a fazer o mundo um lugar melhor.
Veja na sequência, as 10 piadas mais antigas já documentadas:
A 10ª piada mais antiga foi encontrada no livro de piadas mais antigo do mundo. É um texto do século IV chamado "Philogelos" (ou "Amante do Riso"), atribuído aos antigos gregos Hierocles e Philagrius.
"Perguntado pelo barbeiro da corte como ele queria cortar o cabelo, o rei respondeu: 'Em silêncio'".
Também do "Philogelos", a nona piada mais antiga do mundo é a seguinte:
"Desejando ensinar seu burro a não comer, um pedante não lhe ofereceu comida".
"Quando o burro morreu de fome, ele disse: 'Tive uma grande perda! Logo quando ele aprendeu a não comer, ele morreu'".
"O Imperador Augusto estava percorrendo o Império quando notou um homem na multidão que tinha uma semelhança impressionante com ele."
"Intrigado, ele perguntou: 'Sua mãe já trabalhou no Palácio?'
"'Não, Vossa Alteza', respondeu o homem, 'mas meu pai trabalhou'".
"O homem está mais ansioso para copular do que um burro. Sua bolsa é o que o contém".
Em "Édipo Rei", do dramaturgo grego Sófocles, um personagem diz a seguinte linha, que é menos uma piada e mais um quebra-cabeça.
"Pergunta: Que animal anda com quatro patas pela manhã, duas ao meio-dia e três à tarde?"
"Resposta: O homem. Ele anda de quatro quando bebê, em duas pernas quando adulto e usa uma bengala na velhice".
Em "A Odisseia" de Homero, escrita há 2.800 anos, Ulisses faz um trocadilho sombrio.
"Ulisses diz ao Ciclope que seu verdadeiro nome é 'Ninguém'".
"Quando Ulisses instrui seus homens a atacar o Ciclope, o Ciclope grita: 'Socorro! Ninguém está me atacando!'"
"Ninguém vem ajudar".
"Uma mulher que era cega de um olho estava casada com um homem há 20 anos."
"Quando ele encontrou outra mulher, ele disse a ela: 'Eu vou te divorciar porque dizem que você é cega de um olho'.
"E ela respondeu: 'Você acabou de descobrir isso depois de 20 anos de casamento?'".
Essa piada da Suméria em 1200 a.C. é outro quebra-cabeça.
"Três condutores de bois de Adab estavam com sede: um era dono do boi, o outro era dono da vaca e o outro era dono da carga do carro."
"O dono do boi se recusou a pegar água porque tinha medo de que seu boi fosse comido por um leão; o dono da vaca se recusou porque achava que sua vaca poderia se perder no deserto; o dono do carro se recusou porque tinha medo de que sua carga fosse roubada."
"Então todos foram."
"Na ausência deles, o boi fez amor com a vaca, que deu à luz um bezerro, que comeu a carga do carro."
"Problema: Quem é o dono do bezerro?"
A segunda piada mais antiga do mundo foi encontrada no livro de histórias do Antigo Egito conhecido como o Papiro Westcar, escrito entre 1800-1600 a.C.
Ela é assim:
"Como você entretém um faraó entediado?"
"Você leva um barco cheio de mulheres jovens vestidas apenas com redes de pesca pelo Nilo e incentiva o faraó a pescar um peixe".
"Algo que nunca aconteceu desde tempos imemoriais..."
"Uma mulher jovem não soltou um pum no colo do marido".