O longa-metragem "Firebrand", dirigido pelo cineasta brasileiro Karim Aïnouz, natural de Fortaleza (CE), está na disputa pelo prêmio máximo do Festival de Cannes: a Palma de Ouro. O prestigioso evento cinematográfico ocorrerá entre os dias 16 e 27 de maio.
"Firebrand" enfrentará concorrência acirrada, incluindo filmes como "Asteroid City", do diretor Wes Anderson e com atuação de Tom Hanks.
Com produção britânica, o filme é um drama histórico baseado no casamento do rei Henrique VIII com sua sexta e última esposa, Catherine Parr. Jude Law, conhecido por seus papéis em "Animais Fantásticos" e "Closer - Perto Demais" (2004), interpreta o monarca. Já a atriz Alicia Vikander, de "Tomb Raider: A Origem" (2018) e "A Garota Dinamarquesa" (2015), assume o papel de Catherine.
O elenco é complementado por nomes como Sam Riley, conhecido por "Malévola" (2014), Erin Doherty, de "The Crown", Ruby Bentall, da série "A Rainha Serpente", e Eddie Marsan, de "Heróis de Ressaca" (2013). O roteiro foi escrito por Jessica Ashworth e Henrietta Ashworth, responsáveis pela série "Killing Eve".
Karim Aïnouz é um diretor renomado, com obras como "O Céu de Suely" (2006) e "Madame Satã" (2002) em seu currículo. Em 2019, ele representou o Brasil na cerimônia do Oscar com o filme "A Vida Invisível". No mesmo ano, a obra também foi premiada na mostra Un Certain Regard, uma seleção do Festival de Cannes.
Outros destaques no festival deste ano incluem "A Flor do Buriti", uma coprodução do português João Salaviza e da brasileira Renée Nader Messora, que também participará da mostra Un Certain Regard. Além disso, "Retratos Fantasmas", dirigido por Kleber Mendonça Filho, terá uma exibição especial durante o evento.