Capaz de entregar, a empresa é.
Mas o número de pedidos pela sua SUV V12 foi tão brutal, que a Ferrai viu ameaçada uma de seus mais arraigados atributos, a exclusividade.
Primeiro, a depender da Ferrari, não é qualquer pessoa que pode comprar uma. Os modelos de tiragem mais restrita só são vendidos àquelas pessoas que já tem um histórico de aquisições prévias de carros da marca.
Justin Bieber, por exemplo, está banido do rol de clientes exclusivos, e hoje só pode comprar Ferraris usadas, ou modelos que qualquer pessoa possa comprar, através de um laranja. O motivo? Ele violou três regras não escritas da marca, a primeira foi a de pintar todos "Cavalino Rampantes" de sua Ferrari na cor azul, a segunda modificar a carroceria, e finalmente, leiloar um carro semi-novo.
Veja as fotos do sacrilégio..
Enfim, a Ferrari pode produzir a quantidade procurada, mas isto afetaria a produção de outros carros da marca, e ela resolveu limitar a 20% de sua capacidade fabril total, à Purosangue.
Como tal, apenas um em cada cinco Ferraris será um SUV Purosangue. Aliás, o fabricante italiano de supercarros se abstém de classificar o Purosangue como um 'SUV' apesar de rivalizar com outros super SUVs no mercado, como Lamborghini Urus, Aston Martin DBX707, Bently Bentayga, Rolls-Royce Cullinan e alguns mais.
A Ferrari Purosangue, é a primeira produzida em larga escala a ostentar um layout de 5 portas - tornando-a a Ferrari mais "prática" que você pode comprar.
No entanto, o maior ponto de discussão, é seu trem de força. Enquanto seus principais rivais dependem de turbocompressores para produzir uma quantidade insana de potência e torque, o trem de força do Ferrari Purosangue depende puramente do ar atmosférico e do combustível.
O resultado de tal trem de força é um motor muito responsivo e um ruído não adulterado. Falando em barulho, o SUV Ferrari Purosangue é alimentado por um novo motor V12 de 6,5 litros, naturalmente aspirado, produzindo 717,75 cv de potência a 7.750 rpm e 716 Nm de torque a 6.250 rpm.
Além disso, este motor foi ajustado para entregar 80% de seu torque a partir de apenas 2.100rpm - Muito útil para um modelo que pesa 2.033kg (Dry). No entanto, apesar de pesar mais de 2 toneladas, o Ferrari Purosangue pode atingir 100 km/h em apenas 3,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 310 km/h.
A forte aceleração inicial é cortesia do novo sistema de tração nas quatro rodas da Ferrari, que canaliza a potência para as rodas dianteiras por meio de uma unidade de transmissão de potência de 2 velocidades. Além disso, a distribuição de peso do modelo também é quase perfeita 49/51, graças à sua transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades montada na traseira.
A Ferrari também garantiu que o Purosangue pare como um supercarro adequado quando o piloto pisar no freio. Para isso, a Ferrari tornou os freios de cerâmica de carbono parte do equipamento padrão.
Uma das razões para o sucesso dos super SUVs é sua capacidade de oferecer níveis de aceleração de supercarros sem raspar o fundo ao fazê-lo. A Ferrari Purosangue vem com uma distância ao solo sem carga de 180 mm. Além disso, pode aumentar ainda mais sua altura em 30 mm adicionais com o apertar de um botão.
Diferentemente da maioria dos super SUVs disponíveis no mercado, o Ferrari Purosangue é um modelo de quatro lugares. Graças a essa configuração, os passageiros traseiros têm seus próprios assentos individuais com encostos ajustáveis ??e um console central com várias funções. Este layout também facilita o acesso às coisas do porta-malas de 373 litros.
Também vale a pena mencionar que o Ferrari Purosangue pode ser comprado com um teto de vidro eletrocrômico opcional. Opcionalmente, isso fará com que a cabine pareça muito maior e especial.
Na Europa, as entregas do Ferrari Purosangue devem começar no segundo semestre de 2023.
Considerando que uma Ferrari F8 Spider, custa 284.000 Euros na Itália, e R$ 5,3 milhões no Brasil, uma Purosangue, que custará 390.000 Euros, sairia hoje, no Brasil por algo em torno de R$ 7,3 milhões.