Volkswagen lança protótipo funcional de seu carro voador elétrico, o Flying Tiger

A empresa automotiva Volkswagen lançou um protótipo totalmente funcional para um carro voador automatizado, um veículo elétrico  que a empresa descreve como um "protótipo de drone de passageiros de última geração".

A Volkswagen China , divisão chinesa da marca de automóveis alemã, colaborou com a consultoria de design britânica Tangerine e a fabricante de aviação chinesa Sunward  um protótipo totalmente funcional como parte de seus esforços para entrar no mercado de mobilidade aérea urbana.

Apelidado de Flying Tiger, o veículo é o primeiro empreendimento da Volkswagen em design de aeronaves.

VMO é um carro voador automatizado de quatro lugares

Oficialmente chamado de VMO, mas apelidado de Flying Tiger devido à sua pintura preta e dourada, o protótipo de decolagem e aterrissagem vertical elétrica (eVTOL) se parece com um helicóptero, com oito rotores fixados na horizontal (empuxo vertical), para que a aeronave decole e pouse verticalmente.

Sua configuração de asa em forma de cruz mede 11,2 metros de comprimento e 10,6 metros de largura. O design preto e dourado da aeronave elétrica foi criado para comemorar o lançamento no Ano do Tigre, no horóscopo chinês.

Possui duas hélices na parte traseira que permitem voar horizontalmente

De acordo com a Volkswagen China, o veículo de quatro lugares, que está sendo desenvolvido por sua equipe de mobilidade vertical, e 'já é capaz de muito mais do que apenas pairar sobre o estacionamento da empresa'.

Quando concluído, a marca pretende que o eVTOL seja capaz de viajar até 200 quilômetros por hora com duração máxima de voo de 60 minutos com uma única carga.

A primeira leva de eVTOLs visa o mercado da "elite urbana" cinhesa, mas em um primeiromomento o veículo poderia ser usado para serviços como táxis aéreos VIP.

'Nossa visão é para um eVTOL privado que servirá à crescente elite urbana que viajará entre os aglomerados de megacidades chinesas para negócios e lazer', disse Zhou Jin, gerente de projetos, e encarregado de pelo produto na Volkswagen China.

'Então, na primeira fase de seu uso comercial, o VMO provavelmente será lançado como um produto premium para indivíduos de alto patrimônio líquido, por exemplo, para serviços de transporte aéreo VIP', continuou Jin.


Foto do primeiro protótipo funcional do Flying Tiger.

Como vários outros protótipos de drones de passageiros, o Flying Tiger seria autopilotado. De acordo com Jin, isso é para facilitar o voo e a navegação nos céus para os passageiros.

Os passageiros podem se sentar em uma pequena cabine sob as asas do veículo, longe do barulho das hélices.

Volkswagen China está comercializando seu primeiro drone de passageiros para clientes chineses:  'Estamos caminhando para um mundo em que todos poderão operar aeronaves, mesmo sem licença de piloto', disse Jin, 'a chave para tornar isso possível é a automação e o controle remoto, para que os passageiros só precisem selecionar um destino enquanto os sistemas do veículo cuidam da orientação e garantem sua segurança'.

A Volkswagen China está atualmente realizando testes de voo no protótipo, com a esperança de lançar um protótipo atualizado no verão de 2023.

A busca de criar para comercializar serviços de táxi voador vem crescendo nos últimos anos, com o drone de passageiros autopilotado da Boeing completando seu primeiro voo de teste em 2019 e o conceito de serviço de táxi voador da Hyundai e Uber sendo exibido no Consumer Electronics Show do ano passado.

Várias empresas de automóveis estão entrando no mercado de carros voadores, incluindo a fabricante chinesa de veículos elétricos XPeng e a Aston Martin, que projetou um veículo híbrido elétrico voador .

As imagens são cortesia do Grupo Volkswagen China e Tangerine .

Posts Relacionados: