Cédulas, selos e o que mais muda com a morte da Rainha da Inglaterra

 

O rosto da rainha Elizabeth II, que reinou por 70 anos, está entre os mais reconhecidos do mundo. Seu nome - e insígnias - são exibidos em toda a Grã-Bretanha, aparecendo locais e objetos tão distintos quanto prédioe e moedas..

Mas com a morte da rainha na quinta-feira(8/9/22), os britânicos precisarão se ajustar rapidamente a ver o rosto do rei Charles III em símbolos nacionais.

'Com o reinado excepcionalmente longo da rainha, poucos experimentaram uma mudança de regime. É difícil quantificar o efeito que a mudança do retrato de um monarca terá na nação', disse Dominic Chorney, membro do conselho da Sociedade Numismática Britânica. (Numismática é o estudo ou coleção de moeda.)

Aqui estão alguns itens básicos da vida cotidiana britânica que precisarão mudar com o novo monarca, incluindo selos postais e o hino nacional.

Moeda

A imagem da rainha Elizabeth II em uma nota britânica de 10 libras.

A Royal Mint da Grã-Bretanha, que se autodenomina a "maior e mais avançada instalação de cunhagem integrada do mundo", deveria emitir uma nova moeda com a ascensão do príncipe Charles ao trono.

O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, ofereceu suas condolências na quinta-feira e assegurou ao público em um comunicado que "as notas bancárias atuais com a imagem de Sua Majestade a Rainha continuarão valendo", ninguém é obriagado a trocar as notas que já possui.

Elizabeth foi a primeira monarca a aparecer nas notas do Banco da Inglaterra, e sua imagem foi atualizada cinco vezes à medida que envelhecia. Seus "retratos icônicos são sinônimos de alguns dos trabalhos mais importantes que fazemos", disse o banco em comunicado. Mais informações sobre a modificação das cédulas e moedas serão feitas quando o período de luto, de pelo menos 10 dias, terminar.

"No passado, moedas de vários monarcas circulavam por décadas, até séculos depois de sua morte", disse Chorney, especialista em moedas antigas. "A aprovação de novas moedas leva tempo", acrescentou. Os designs são autorizados por um comitê da Royal Mint, que já foi presidido pelo príncipe Philip, marido de Elizabeth.

Os colecionadores de moedas não devem esperar que a moeda circulante moderna aumente muito em valor, mas conjuntos comemorativos "podem ser desejáveis", disse Chorney, especialista da AH Baldwin & Sons, uma empresa que lida com coleções de cédulas e moedas em Londres desde 1872.

Durante o reinado de Elizabeth, seu perfil estava virado para a direita. O perfil de Charles, como o novo monarca, provavelmente virará para a esquerda, de acordo com uma tradição que data de 1600 de alternar a direção entre a cunhagem de sucessivos monarcas. Houve apenas uma exceção a essa peculiaridade na história britânica. Eduardo VIII, que, depois de assumir o trono em 1936 ? e antes de abdicar no mesmo ano ? insistiu que as moedas com sua imagem ficassem voltadas para a esquerda. John Richardson, professor emérito da Open University da Grã-Bretanha, disse que não está claro se a insistência de Edward era "uma expressão de rebelião contra a convenção, ou vaidade, para mostrar o que ele considerava seu melhor perfil, contendo o cabelo repartido".

Hino nacional

'Deus salve nossa graciosa rainha!
Viva nossa nobre Rainha! Deus salve a rainha!'

As palavras, gritadas por participantes de eventos oficiais, partidas esportivas e festas, datam do século XVII, mas foram adotadas como hino nacional da Grã-Bretanha no início do século XIX. O escritor, ou escritores, das palavras e da melodia são desconhecidos, de acordo com o Palácio de Buckingham.

Embora a música tenha sido sinônimo de Elizabeth nas últimas sete décadas, a palavra 'rainha' será substituída por 'rei' para Charles - como era nos anos anteriores à coroação de Elizabeth.

'God Save the King' foi apresentado publicamente pela primeira vez em Londres em 1745 e era comumente ouvido em teatros e para cumprimentar os monarcas que entravam. Mas a versão referente a um rei não é usada desde 1952, quando o pai da rainha, Jorge VI, morreu. Vários países e territórios da Commonwealth também usam a música.

A recém-empossada primeira-ministra da Grã-Bretanha, Liz Truss, dirigiu-se à nação na quinta-feira e instou o público a apoiar Charles como fizeram com sua mãe, encerrando seu discurso: "Deus salve o rei".

Correio Real

Em todo o Reino Unido, existem mais de 115.000 caixas postais públicas, de acordo com o Royal Mail, que se originou em 1516. A rede postal inicialmente operava apenas para o rei e sua corte, mas em 1635, abriu ao público sob Charles I, que estabeleceu um escritório de cartas em Londres para transportar correspondência por todo o país.

Existem centenas de caixas vermelhas brilhantes, cilíndricas ou hexagonais, que se tornaram um símbolo da Grã-Bretanha de Elizabeth. Mais de 98% da população britânica vive a menos de 800 metros de uma caixa postal, diz o Royal Mail.

Cada caixa de correio nas estradas do país apresenta a insígnia ou cifra do monarca reinante no momento em que foi erguida. Muitos carregam as letras 'E' (para Elizabeth II) e 'R' (para 'regina', que é latim para 'rainha'). É altamente improvável que quaisquer caixas de correio com a cifra real da falecida rainha sejam removidas; alguns em toda a Grã-Bretanha com o emblema do pai da rainha ainda podem ser encontrados. Olhando para o futuro, novas caixas de correio podem apresentar o emblema do rei Charles III, que agora usa a cifra 'CR', que significa 'Charles Rex III'. Rex é a palavra latina para rei.

"Nós nos unimos às pessoas em todo o Reino Unido e em todo o mundo em luto pela morte de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II", disse o Royal Mail na quinta- feira. 'Nós estendemos nossas mais profundas condolências a Sua Majestade e a todos os membros da Família Real.'

Selos

O primeiro selo postal adesivo do mundo, conhecido como Penny Black, foi lançado na Inglaterra em 1840, de acordo com o Royal Mail. Ele tinha uma imagem do rosto da rainha Vitória e levou à introdução do 'penny post', tornando as cartas baratas e fáceis para a maioria da população, que enviava mais de 1 bilhão delas anualmente em 1875.

Em 1966, Elizabeth aprovou uma imagem dela projetada por Arnold Machin para ser usada em selos postais, e desde então apareceu em mais de 220 bilhões e em mais de 130 cores diferentes, de acordo com o Royal Mail. Ela também foi destaque em vários selos criados para marcar ocasiões especiais e aniversários reais. Em 2004, o Royal Mail lançou o primeiro selo digital da Grã-Bretanha, que também apresenta seu perfil.

O Royal Mail disse que os selos não utilizados na sexta-feira permanecerão válidos para uso até pelo menos o final de 2023. "Faremos novos anúncios no momento apropriado após consulta ao Palácio de Buckingham", acrescentou. 'Por enquanto, lembramos a vida inteira de dedicação da rainha ao serviço público.'

Distintivos policiais

Esta é uma lista contida, das coisas mais comuns, mas para ter ideia da escala do impacto da mudança de monarca na Inglaterra, de papéis timbrados à distintivos dos mais diversos departamentos de polícia do pais também passarão por mudanças.

Na foto acima, tal como no caso das caixas de correio, será necessário substuir o ER II, por CR III.

Posts Relacionados: