NASA diz como pretende trazer amostras de Marte, para a Terra

A Nasa revelou mais detalhes sobre seu ambicioso plano de coletar amostras de Marte e devolvê-las à Terra, lançando outras duas naves na próxima década, como publicado na Nature .

Quando o veículo espacial Perseverance for lançado neste verão, uma de suas principais tarefas será coletar amostras da rocha e do solo marciano. Suas ferramentas incluem um carrossel de nove brocas diferentes para cavar diferentes tipos de material, que podem ser colocados em um tubo de ensaio limpo. No entanto, não há como o veículo espacial trazer as amostras de volta à Terra. Então, em vez disso, ele fará uma análise básica da amostra usando seus instrumentos, selará cuidadosamente as amostras e as deixará na superfície do planeta.

Uma ilustração do veículo espacial Perseverance da NASA, que deve pousar em Marte em fevereiro de 2021. NASA / JPL-Caltech

O próximo estágio de devolução dessas amostras à Terra é um projeto complexo, conhecido como missão de retorno de amostras . O plano envolve enviar não uma, mas duas naves espaciais de volta a Marte em 2026. Uma dessas embarcações pousaria no mesmo local em que a Perseverança está pousando, uma área chamada Cratera Jezero. Em seguida, ele enviava um segundo veículo espacial para se encontrar com o Perseverance e coletar os tubos de amostra. Então, este segundo veículo espacial retornaria os tubos a um veículo de subida que decolaria da superfície de Marte e entraria em órbita ao redor do planeta.

A segunda nave espacial é necessária para se encontrar com este veículo de subida e coletar as amostras, antes de devolvê-las à Terra. Isso pode parecer complicado, mas na verdade é mais fácil projetar uma espaçonave para aterrissar e decolar da superfície de um planeta e outra para viajar entre planetas, do que tentar construir uma espaçonave que possa fazer as duas coisas.

"Isso não é de modo algum uma tarefa simples", disse Jim Watzin, chefe do programa de exploração de Marte da NASA, conforme relatado pela Nature. "Mas mantivemos o mais simples possível."

O objetivo é que a nave de retorno da amostra aterrisse em Marte em 2028, com as amostras transferidas para a outra nave e aterrissando na Terra até 2031. O valor dos cientistas que têm acesso a essas amostras pode ser imensurável: A Mars em nossos próprios laboratórios será fantástica ?, disse Michael Meyer, cientista principal do programa de exploração de Marte.

Posts Relacionados: