Os tênis feitos de plástico reciclável
(visto: 463 vezes)

As pautas de sustentabilidade e novas formas de ajudar o meio ambiente estão cada vez mais em alta, e o número de pessoas em busca de alternativas sustentáveis para o dia a dia também cresce. No entanto, talvez você nunca tenha pensado na possibilidade de sustentabilidade nos pés.

Sapatos de plástico não são uma grande novidade, desde sempre usou-se os mais diversos tipos de calçados feitos desse material. No entanto, o que acontece com eles quando já estão gastos? Como o descarte dessas peças é feito? Muitas vezes não é da maneira correta. Já foi comprovado que os impactos de resíduos plásticos no ecossistema são gigantescos, principalmente nos oceanos. Um dos grandes problemas do uso de plástico, é que os resíduos podem ser encontrados em qualquer lugar do planeta, até os mais remotos.

Por isso, algumas empresas deram o passo revolucionário de produzir sapatos de plástico reciclável. O conceito de desperdício zero tem sido forte entre comerciantes e lojistas, e focar em maneiras de continuar produzindo porém com menos impacto no meio ambiente, é parte desse conceito. Por essa razão é tão importante que grandes empresas, com maior poder de influência, tomem iniciativas como estas, para que mais pessoas saibam das alternativas que podem ajudar a reduzir impactos negativos no meio ambiente.

Uma das gigantes que embarcou no projeto dos sapatos de plástico reciclável foi a Adidas, em parceria com a Parley for The Oceans, uma organização que trabalha em defesa dos oceanos, da preservação de sua diversidade e redução da poluição, através de projetos inspiradores, com colaboradores do mundo todo. A parceria rendeu uma coleção de roupas e tênis feitos com material plástico reciclado. A ideia da empresa é reduzir cada vez mais o uso do material que, segundo eles, é uma falha de design, disfarçada de solução incrível.

Diversos especialistas já alertaram dos problemas atuais relacionados ao uso do plástico. A cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo de plástico é lançado no mar. Se os números continuarem assim, até 2050 haverá mais plástico no mar do que peixes. Por isso a Adidas está tão comprometida com a redução e reposicionamento do uso de plástico, além de repensar as formas de produzir calçados e roupas para os consumidores. Se os oceanos morrem, nós morremos.

A empresa ainda pretende substituir até 2024, todo o poliéster virgem utilizado em seus produtos por poliéster 100% reciclado. Além da Adidas, muitas outras empresas tomaram iniciativas similares. A marca norte-americana, Dr. Martens, é uma delas. Conhecida por seus sapatos resistentes e de duração vitalícia, a marca utiliza embalagens feitas com 100% de resíduos pós-consumo. Além disso, utiliza materiais como airbags reciclados, couro de cortiça e abacaxi na produção de alguns sapatos.

Estas são apenas algumas empresas que já embarcaram nessas iniciativas para ajudar a reduzir os impactos no meio ambiente. Como consumidor, a melhor forma de colaborar é buscar empresas com responsabilidade ambiental e conceitos de sustentabilidade como estes, que reusem e renovem seus materiais.

Recompartilhado por: