Ontem, na aula de geografia, o professor exibiu um filme bastante interessante.
Era sobre cavernas. Eu sabia muito pouco sobre este ecossistema, apenas que era dentro de rochas, escura e habitada pelo homem na pré-história. Com este filme fiquei por dentro deste assunto fascinante que não hesitarei de contar a você.
A rocha que geralmente origina as cavernas é o calcário e é muitas vezes através da água sob o efeito da erosão que estes magníficos lugares se formam. A água da chuva ao percorrer estas rochas absorve diversos minerais e ácidos, se tornando bastante ácida, capaz de abrir túneis e buracos que vão ficando cada vez maiores com o passar do tempo.
Suas formações rochosas em seu interior surpreendem, podendo formar estalagmites, que são estruturas que se formam a partir do escorrimento da água dissolvida em minerais que ficam depositados no teto, originando assim, sólidos como os cones. As estalagmites é o contrário das estalactites, pois além dos minerais ficarem depositados no teto formando diversas estruturas, a água ainda os carrega em suas gotas, fabricando lentamente composições rochosas geralmente também em formas de cones. A coluna é formada quando há o encontro de uma estalactite com uma estalagmite.
Nas cavernas não há flora, porque não existe luz, sendo impossível a realização da fotossíntese pelas plantas. A fauna é caracterizada por animais exóticos que se alimentam de bactérias ou dos restos de alimentos dos animais que entram e saem dela, como os morcegos que se alimentam fora destes grandes buracos.
Além das cavernas tradicionais (aquelas formadas nas superfícies terrestres) existem as subterrâneas formadas no mar ou dentro de lagos.
Espero que tenha gostado deste assunto assim como eu, e lembre-se: ler e pesquisar sobre o que não sabemos é sempre importante.