Segundo o site do jornal "A Cidade" de Ribeirão Preto, SP, em sua edição de 18/03/10, http://www.jornalacidade.com.br/editorias/...to-em-ubds.html , um médico de uma Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) daquela cidade foi acusado de "latir" e expulsar uma paciente psiquiátrica e sua mãe, durante o atendimento. O caso foi denunciado à polícia por Eunice Nunes, 47 e teria ocorrido na tarde de quarta-feira (17/03).

Eunice pretendia conseguir uma internação para a sua filha desde as 7h, e por volta das 16h, ainda sem obter autorização, tentou colocar a filha, que estaria agressiva e agitada, em uma maca. Foi quando o médico, que estava iniciando seu plantão, expulsou as duas do posto.

De acordo com a mãe da paciente, o médico teria dito: "estão expulsas mãe e filha daqui agora!" E, a seguir, ele começou a latir: "au au au au". Eu falei que não ia sair e iria chamar a polícia. Ele disse para eu chamar quem eu quisesse", disse Eunice.

O médico que é clínico geral plantonista na UBDS, atende também no Hospital Santa Tereza, que atende pacientes psiquiátricos.

O chefe da Divisão Médica da Secretaria da Saúde de Ribeirão, afirmou que o caso começou a ser apurado ontem, mas faltava a versão do médico.

Ontem, a jovem finalmente conseguiu ser internada. Ela apresenta diagnóstico de psicose e histeria.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Mental da prefeitura, outros 12 pacientes estão aguardando vaga de internação psiquiátrica.