Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Números
Uêba !! > Diversos > Uêba !!

cros
recebo por e-mail:

os números
Os números que todos usamos (1,2,3,4,5,6, etc.) são chamados “números arábicos” para os distinguirmos dos “números romanos” (I,II,III,IV,V,VI, etc.).

Os árabes popularizaram estes números, mas a sua origem remonta aos comerciantes fenícios que os usavam para contar e fazer a contabilidade comercial.
Mas você alguma vez pensou por que motivo “1” significa "um", “2” significa "dois“, etc.?

Os números romanos são fáceis de compreender mas… Qual é a lógica que há por detrás dos números arábicos ou fenícios?
Muito simples:
Trata-se de ângulos
É pura lógica: Se você escrever o número na sua forma primitiva, verá que:

O número 1 tem um ângulo.
O número 2 tem dois ângulos.
O número 3 tem três ângulos e assim por diante
E o "O" não tem ângulo nenhum.

E como uma imagem vale mais que mil palavras

IPB Imagem

ai eu pergunto, de onde vieram esses angulos? Astronomia??!"!
Minori
Muito interessante, Cros! Não sei de onde tiraram essas representações de ângulos, mas é bem legal... thumbs_up.gif
wilsonsimao
QUOTE(cros @ Sep 27 2007, 01:13 AM) [snapback]442488[/snapback]

recebo por e-mail:
<a href="http://img181.imageshack.us/my.php?image=slide6gs8.jpg"target="_blank"></a>

Naquela epoca só existiam astrologos , mas tudo bem, o angulo dos números não tem a ver com astronomia, porem muitas coisas vieram com a curiosidade de compreender os astros e a utilidade deles. A associação dos astros com as coisas terrenas levou ao desenvolvimento da esfera armilar 1.000 anos A.C (por estimativa ) e para isso os numeros foram muito usados. A pessoa que fez a ilustração acima usou muita matematica e algebra, mas os seres humanos não são tão exatos assim.

A evolução dos números e dos proprio alfabeto é um estudo interessante, que pode resultar em algumas expressões de interesse dos magos de ontem.

Se voce já ouviu ?= Diga-me com quem andas e lhe direi quem sois, pois é, com esses numeros um extraterrestre irá dizer = Diga-me de seu sistema metrico e lhes direi de que planeta vieste ou ainda, um viajate do tempo poderá perguntar = mostre-me os seus números e lhes direi quantas luas nos separam =.

Sei isso porque , números, é uma convenção espontanea da humanidade, e como nos possuimos dez dedos a escrita mais primitiva da humanidade, devera ser de palitinhos, se um alienigena tiver seis dedos em cada mão o sistema deles tem tudo para resultar em sistema duzemal.

Dessa forma é fácil entender que tanto o sistema decimal, como os dedos das Z (2) mãos ou o proprio sistema metrico estão integrados ao meio que vivemos e fazem parte de uma convenção de certa forma espontanea dos seres que possuem cinco dedos e 2 mãos (como é o abaco).

Se quizer estudar a evolução (deformação , seria mais certo) dos caracteres (no caso dos numeros) não deve prestar atenção em angulos e sim desprezar os traços de ligação dos pausinhos.

Quando se escreve rápido , a tendencia é aparecer uns rabiscos após os caracteres e esses rabiscos pode ser chamado de agente de ligação, O numero 1 um (mesmo invertido em arabe ou grego) tem origem na escrita Kanji (mandarim) por exemplo não é a linha vertical e sim aquele chapeuzinho que é o número, o vertical é na realidade um agente de ligação, o numero 2 são dois tracinhos horizontais e o que voce diz ser um angulo é o agente de ligação do numero 1 acrescido do segundo tracinho, que nesse caso forma um Z (deforma ) a mesma evolução acontece com os outros numeros do mandarim, vá no "paint brush" e cole traçinho de cima de um Z na base do outro que forma um tres hebraico e retirando as duas linhas inclinadas surge um tres em Kanji.

Abraços
R4PH43L BH
Discutindo essa parada com outras pessoas, uma delas me forneceu uns links que ele falou que tem haver, mas como minha matemática é muito precária, deixo para vocês verem se entendem.

http://meiradarocha.jor.br/news/2007/06/17...cobrir-fraudes/
http://www.congressoeac.locaweb.com.br/artigos22005/333.pdf
http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/o...9/msg00381.html

edsilva
QUOTE(wilsonsimao @ Sep 27 2007, 11:13 AM) [snapback]442516[/snapback]
QUOTE(cros @ Sep 27 2007, 01:13 AM) [snapback]442488[/snapback]

recebo por e-mail:
<a href="http://img181.imageshack.us/my.php?image=slide6gs8.jpg"target="_blank"></a>

Naquela epoca só existiam astrologos[...]

sugiro uma pequena leitura na wikipedia aqui, aqui e aqui, só pra dar três exemplos.
wilsonsimao
QUOTE(edsilva @ Sep 27 2007, 11:48 AM) [snapback]442518[/snapback]

Naquela epoca só existiam astrologos[...]

sugiro uma pequena leitura na wikipedia aqui, aqui e aqui, só pra dar três exemplos.

Mexi numa ferida sem necessidade e que não sei quando surgiu essa rivalidade.

Pode ter sido influencia da santa inquisição ou ao tecnicismo exigido deles, a meu ver, a profissão de astrônomo deve ser trocada por outra nomenclatura, algo como “conferente celestial “ . Nesse caso tanto atenderia as teorias das ciências exatas (que já inclui física, álgebra trigonometria ótica etc) como as previsões dos astrólogos (que "também" não acho legal, mas no Japão é válido). Contudo, você pode perceber que em todos os tópicos da wikipédia, as edições iniciam com astronomia e mais adiante reconhecem que era uma ciência mista correlacionada com a astrologia (portanto não há o que negar). Ora se hoje, existe separação é porque da astrologia surgiu uma nova ciência que são os “conferentes celestiais” e que deram o nome de astrônomos.

Foi bom voce trazer essas citações, vou acrescentar alguma coisa nesse sentido lá.

Abraços.

Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2012 Invision Power Services, Inc.