Não, obrigado. Olha Magnus, eu achei legal o que tu escreveu, mas vamos começar falando da separação...
Tá certo, do ponto de vista de administrar grupos menores, é MUITO mais eficiente, mas veja bem, o aow não é propriamente uma tfg, com 500 players online em dia de semana, então pra que usar o mundo inteiro? Ao menos no início, eu acho que deveria ter algum tipo de restrição... Não sei qual, nem sei se seria possível, mas é só uma idéia...E restringindo um pouco o espaço, a mistura das raças, além de ser mais espontânea, é mais frequente e produtiva... E se não restringir, então eu digo que vocês tem que aumentar o staff. É bom aumentar de qualquer jeito, pelo menos um igm por raça, sabe? Aí fica mais fácil...E olha, como eu já disse, eu acho que se alguém realmente quer ser separado, tem que fazer por merecer. Fora, é claro, os drows, que são malignos, mas isso é outra história. Digamos que um certo grupo de anões queira ter uma cidadela própria. Trabalhem! E tenham gente que baste para tal! Mas e que acontece se um tal anão resolver ir pra cidade x sem ter ajudado? Nada impede que ele seja acolhido, óbvio, mas certamente ele não gozará de certos privilégios que aqueles que ajudaram na fundação gozam.
Agora, tomemos o exemplo da myt: No beta (com interpretação), as cidade eram duas: A geral, e a caverna putefrata dos orcs. Deu certo? Até que deu, até que deu. Já que jogamos somente na ilha do avatar, todo mundo acaba interagindo...Mas admito que eram poucos jogadores também. Até ocorria um ou outro conflito, uma briga territorial, mas isso chegava a ser saudável...e agora? Temos cinco raças (duas a mais do que as do beta), e teremos cinco cidades. Uma pra cada raça, fora a dos humanos, que é livre pra todo mundo. Vai dar certo? E eu sei? Ainda não testamos...Espero que dê. Mas quando o espaço é menor, fica todo muito mais fácil. Inclusive pro comércio, que na aow, as raças acabam por tornar-se autosuficientes (ou tentam) às vezes até mesmo por causa da distância e acham que basta interpretar por ela. Na myt, de certa maneira, é quase tudo uma coisa só. Mas não posso dizer nada, afinal, ainda nem testamos. Talvez não dê certo, afinal de contas...
Mas na AoW, minha crítica é que as raças, por conta de suas cidades, acabaram por se tornar xenófobas, o que não é muito aceitável para qualquer uma delas fora os drows, mesmo os anões que podem ser como o kk, rabugentos, chatos, mal-humorados, mas são gananciosos! Não vão querer se isolar...E há de se convir que se as cidades não fossem tão restritas, não houvessem tantas divisões, a interpretação enriqueceria consideravelmente.
Quanto a fib? Olha, eu participei de uma reunião deles (como fantasma

) e posso afirmar sem medo de mentir que a única coisa que eles falaram fora de [] foi "Salve, Valek!" e "Vamos treinar?". Eles até discutiram o local da sede em [], e já tavam querendo dominar britain, e se o staff não deixasse, iriam pra minoc, ou algo do tipo. Mas basicamente é isto...creio que a aow é um shard que tem muito potencial, mas no início, tudo deveria ser mais unido...mais tempo...mais convivência com outros players, pra treinar a interpretação, pra ver como eles lidam com situações de convívio público, sabe? Talvez essa fosse a melhor maneira de peneirar...e é claro, acho que aumentar o staff ajudaria bastante.
Uma dúvida, agora, Magnus: Se o nefarious x, mestre negro, me leva pruma vila e diz que tem prazer em matar, e mata dois npcs pra me mostrar o prazer e me fazer chorar (meu personagem era pink!

isso é pk ou algo do tipo?