Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: José Dirceu, É O Cara!
Uêba !! > Diversos > Uêba !!

btt
José Dirceu de Oliveira e Silva nasceu em Passa Quatro (MG), no dia 16 março de 1946. Filho de Castorino de Oliveira e Silva e Olga Guedes da Silva, é casado com Maria Rita Garcia de Andrade. Tem três filhos - José Carlos, Joana e Camila - de casamentos anteriores. Advogado, formou-se pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1983 e fez pós-graduação em Economia na mesma instituição. Foi Deputado Estadual de 1987 a 1991 (PT-SP), Deputado Federal de 1991 a 1995 (PT-SP), Deputado Federal de 1999 a 2003 (PT-SP) e reeleito Deputado Federal em 2003. Esteve sempre à frente das grandes jornadas democráticas da história recente do Brasil, como o movimento estudantil, a campanha das Diretas Já, a Constituinte e o impeachment de Collor.

José Dirceu chegou em São Paulo em 1961 para trabalhar e estudar. Quatro anos depois, iniciou o curso de Direito na PUC, onde foi vice-presidente do DCE (65-66) e presidente do CA XXII de Agosto (66). Presidiu a União Estadual dos Estudantes (UEE), da qual é hoje presidente de honra.

Líder do movimento estudantil durante a ditadura militar, foi preso em 1968, em Ibiúna-SP, durante o XXX Congresso da UNE. Teve a nacionalidade cassada e foi banido do país.

No exílio,trabalhou e estudou em Cuba. Em 1975 voltou ao Brasil e viveu clandestinamente no interior do Paraná (Cruzeiro do Oeste) até 1979, tendo feito cirurgia plástica e adotado nova identidade. Retornou à São Paulo, beneficiado pela Lei da Anistia.

Foi um dos fundadores do PT e elegeu-se deputado estadual em 1986, destacando-se pela luta contra a corrupção.

Em 1990, foi eleito deputado federal (SP), tendo sido autor, ao lado do senador Eduardo Suplicy, do requerimento que criou a CPI que investigou o esquema PC/Collor e que resultou no impeachment do Ex-Presidente Fernando Collor de Mello.

Em 1994 foi candidato ao Governo do Estado de São Paulo. Ficou em terceiro lugar, obtendo mais de 2 milhões de votos.

Em 1995, assumiu a Presidência do PT com a missão de suceder Lula, tendo sido reeleito em 1997, em 1999 e em 2001 - desta vez, através de histórica eleição direta realizada pelo Partido entre seus filiados.

Em 1998, voltou à Câmara dos Deputados, onde atuou como uma das mais importantes lideranças do Congresso Nacional, destacando-se sua significativa participação na discussão da proposta de Reforma do Judiciário, na Comissão Especial que proferiu parecer sobre a Reforma da Segurança Pública e na Comissão da Reforma Política.

Em 2002, José Dirceu reelegeu-se deputado federal com a expressiva votação de 556.563 votos, tendo sido o segundo deputado mais votado do País.

No mesmo ano, foi o coordenador da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República e, após a vitória, assumiu o posto de coordenador político da equipe de transição de Governo, com a responsabilidade de coordenar as articulações com os partidos políticos, a fim de forma uma base de sustentação para o novo Governo.

No mês de dezembro licenciou-se da Presidência do PT.

No dia 1º de janeiro de 2003, José Dirceu de Oliveira e Silva foi nomeado pelo sr. Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Ministro de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República. José Dirceu licenciou-se do cargo de Deputado Federal eleito por São Paulo e assumiu a Chefia da Casa Civil, tendo como responsabilidades fundamentais da Pasta a articulação política do governo e a coordenação da ação governamental.

Se alguem achar a biografia do Lula, vou adorar ler. Vamos discutir sobre o Dirceu ehhe, nosso caro dirceu. Hehehe..
Knuttz
Líder do movimento estudantil durante a ditadura militar, foi preso em 1968, em Ibiúna-SP, durante o XXX Congresso da UNE. Teve a nacionalidade cassada e foi banido do país.

Na realidade ele foi o organizador do congresso... só esqueceu alguns pequenos detalhes, como o quê comer e onde dormir.

E ele não foi banido, ele foi preso e fugiu quando foi um dos liberados em troca do embaixador inglês, se não me trai a memória.
btt
O que me impressiona é ele ser formado, e ter uma oratória pouco diversificada. Achei um tanto quanto 'burro' ao se comunicar.
Knuttz
QUOTE (btt @ Aug 31 2005, 10:43 PM)
O que me impressiona é ele ser formado, e ter uma oratória pouco diversificada. Achei um tanto quanto 'burro' ao se comunicar.

Eu não julgo a inteligência dele, aliás, até o considero inteligente. Uma intelig~encia do mal, mas inteligente.

Ele sabe que tem hora que o melhor a fazer é não falar...

Em algumas situações o silêncio é a melhor resposta. Aliás, se você está em vantagem, é sempre a melhor resposta.
btt
Pode-se dizer que o PT é um partido novo né? Estava analisando algumas fontes de pesquisas que tenho aqui, e notei que tem partido com mais de 130 anos. O que eu tiro disso? Não é nada facil ter 25 anos de criação e já está no poder maior da politica, por mais que os militantes deem o próprio sangue para o partido, esses mesmos militantes que o afundaram. Bastou chegar no poder maior que afundaram. Jogaram toda a luta da ditadura por água abaixo.
Dúvido muito se PFL, PSDB, PL, PTB, PMDB partidos com muito mais tempo fariam isso.

Vai o mal da pouca experiência.
Guerra
Partido de 130 anos? No Brasil? Me fala um que te dou 100 contos
SiNNeR
Era só o que me faltava mesmo, defender o PFL? E outra o PL é governo tb, vide o Alencar!
Knuttz
QUOTE (btt @ Sep 1 2005, 12:05 AM)
Dúvido muito se PFL, PSDB, PL, PTB, PMDB partidos com muito mais tempo fariam isso.

Vai o mal da pouca experiência.

Cara... PL é mais novo que PSDB, que é mais novo que PFL, que é mais novo que PT...

btt
Acabei vendo errado. É que no livro que tinha aqui, dizia alguns partidos do começo de 1910.
Mais pelo site deles, notei que ambos sao novos.
O PCdoB e o PSB são os partidos mais antigos do Brasil.
Knuttz
QUOTE (btt @ Sep 1 2005, 02:43 PM)
Acabei vendo errado. É que no livro que tinha aqui, dizia alguns partidos do começo de 1910.
Mais pelo site deles, notei que ambos sao novos.
O PCdoB e o PSB são os partidos mais antigos do Brasil.

O PTB também não está muito longe deles não... Getúlio Vargas era PTBista
btt
MDB também.
Mais logo virou PMDB.
Vesg0w
PCB é de 22 se não me engano.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2012 Invision Power Services, Inc.