Seguinte, essa é minha opinião:
Bem...
A minha opinião a respeito do debate é : ”o previsível aconteceu”
O Guri (Garotinho) tava no desespero, respondendo as perguntas muitas vezes de maneira sem sentido. Como ele vinha fazendo em suas entrevistas, algumas vezes lhe era feita uma pergunta e ele respondia o que estava a fim de dizer e não a pergunta. Como ex-segundo lugar e atual lanterna, com uma campanha que está se transformando em frangalhos, já ouve renuncia de 3 ou 4 candidatos do PSB ao governo de alguns estados, ele está literalmente no desespero...
Foi o mais demagogo disparado. Bateu muito no Serra, o que favoreceu o Ciro, já que os votos que saem do Serra, migram com mais facilidade para o Ciro que para o Lula, e deu alguns tiros no próprio pé.
O Ciro, aconteceu o que eu esperava, foi o mais atacado e para quem o conhece foi uma doce surpresa ver o tanto que ele agüentou antes de ser um pouco mais ríspido com o Serra.
Respondeu a maioria das perguntas com objetividade, é por longe o mais preparado, frisou muito bem a subserviência do Serra ao atual governo. Ficou a dever um pouco quando a coisa se referiu ao tempo em que ele era ministro da fazenda, não se saiu muito bem ao responder a manipulação dos números que o Serra usou. Tipo, ele pegou a idéia, mas não soube transmitir um rebate a altura, o Serra usou uma média do tempo em que ele era Ministro para dizer que ele não chegou nem perto do Salário Mínimo de US$ 100, na realidade se não me engano, o salário mínimo quando ele assumiu e o Dólar arrefeceu, chegou de fato próximo a isso.
Eu gosto do Ciro, não escondo isso, e o que mais gosto nele é a sua objetividade... ele não enche lingüiça, ele tem conteúdo.
O Serra foi previsível, tentou ao máximo acuar o Ciro, e no caso citado acima, até considero que ele conseguiu. Foi previsível porque é um cadente, perdeu a posição de segundo para o Ciro e como ele imagina ser mais difícil derrubar o Lula que o Ciro, jogou todos seus petardos sobre ele.
Ele deu um tiro no pé ao tentar se desvencilhar do atual governo, e quase causou um paradoxo temporal digno de Michael Crichton ao dizer “Sou candidato do meu governo”... Como ele pode ser candidato de um governo que ainda não é governo ??
Ele deveria mudar a posição e se unir mais ao presidente... está sendo burro, ele não tem luz própria...
Ah... a torcida do Serra foi por longe a mais mal educada.
O Lula teve mar de Almirante, céu de Brigadeiro... soube rebater a metralhadora giratória do Garotinho, não atacou grosseiramente ninguém (alías, foi o único). Nem tinha porque se preocupar, está em primeiro caindo muito lentamente, tem uma candidatura sólida. Serra e Garotinho sabiam que não adiantava ataca o Lula...
Notei que ele está muito bem polido, citando até expressões latinas, no caso ele usou o termo sine qua non, que traduzindo é algo como “sem a qual não existe”.
Também não disse muita coisa de conteúdo. Ele diz que a economia tem que crescer, mas não diz de onde virão os recursos para a economia crescer. Ele com certeza sabe o que tem que ser feito, só não tenho a mínima segurança de que ele saiba como fazer.
Acredito que sua atuação no debate não tenha lhe trazido mais votos, mas com certeza ele não perdeu.
Na minha opinião, o computo geral é o seguinte:
Lula –Não perdeu nem ganhou com o debate... não acredito que seus números se alterem. Como não foi acuado, não pode se mostrar nem brilhante nem medíocre.
Ciro – Ganhou mais votos do que perdeu, se saiu bem.
Serra- Perdeu mais votos que ganhou, não se saiu muito mal, mas também não foi bem.
Garotinho - pffffttttt