De acordo com artigo publicado no site do jornal inglês "The Sun", em sua edição de 4/1/11 http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/...to-obesity.html , Paul Mason, que já foi o homem mais gordo do mundo, contou na noite passada como uma decepção amorosa em sua vida, transformou-o em um comedor compulsivo, e cujo peso atingiu 444 kg.

Paul, atualmente com 50 anos, começou naquela época a comer desenfreadamente durante as 24 horas do dia, em uma tentativa desesperada de aliviar sua desilusão amorosa. Até 2009 ele era uma figura grotesca e até mesmo incapaz de andar. Ele precisava fazer uma cirurgia urgentemente para reduzir drasticamente a ingestão de alimentos, se quisesse sobreviver.

Desde então, Paul, de Ipswich, perdeu 210 kg e o título de homem mais gordo do mundo, e hoje em dia, até mesmo espera encontrar novamente um amor. Ele revelou que durante as festas de fim de ano jantou normalmente com uma amiga, mas admitiu: "... A comida é minha droga. É preciso muito esforço para chegar a esse peso. Eu nunca comia assim quando eu era jovem, quando era muito magro e ativo..."

"Esta compulsão de comer durante as 24 horas do dia, foi motivada por um fato que aconteceu quando eu tinha 20 anos. Pode-se dizer que comi para preencher um vazio em meu coração." "Conheci uma mulher quando eu tinha 21 anos e ela tornou o meu mundo perfeito. "Ela era diferente das outras mulheres que eu tinha conhecido. Ela tinha 39 anos, muito mais velha do que eu. Ainda dói falar sobre o que aconteceu."

"Eu a chamava de Char. Eu a amava e pensava: Certo, isso é tudo que eu quero para o resto da minha vida ". "Ela estava construindo uma casa, e nós passávamos todo o tempo a trabalhando lá. Então, de repente, quando a obra terminou, ela rompeu comigo." "Isso foi em 1986, quando eu tinha 26 anos. Eu deveria ter desconfiado, pois logo depois ela encontrou um outro rapaz e se envolveu com ele."

"Então, meu pai morreu e a saúde de minha mãe deteriorou após sofrer uma fratura no quadril e ela ter ficado presa a uma cadeira de rodas. A partir daí passei a cuidar dela em tempo integral..."

A antiga dieta de Paul Mason:

Café da manhã - 2.060 calorias; guloseimas matinais - 1.740 calorias; almoço - 2.200 calorias; lanche a tarde - 10.400 calorias; ceia - 2.590 calorias, guloseimas a noite - 1.030 calorias - TOTAL: 20.020 calorias/dia.

"Então dediquei-me integralmente aos alimentos. Tudo que eu queria era conseguir alguma coisa que me reconfortasse. "Eu não poderia obtê-lo da minha família ou da mulher que eu amava, então a comida substituiu. Meu peso aumentou 70 kg em um ano. Eu me satisfazia mastigando os alimentos. Eu era como um bebê e queria alimentação constante."

Paul engordou tanto que foi forçado a abandonar seu trabalho como carteiro, pois suas pernas dobravam sob o peso. Foi então transferido para o serviço de triagem, onde trabalhou até 1989, quando ele foi condenado e preso por seis meses por roubar dinheiro das coorespondências. Ele lamenta profundamente suas ações e conta ainda que convenceu sua mãe doente a fazer uma segunda hipoteca da casa onde moravam, no valor de £ 10 mil (R$ 25 mil). Paul comia vários espetos de carne, peixe, batatas fritas e pizzas. Em seguida, a casa foi tomada pelo banco devido ao não pagamento das dívidas da hipoteca. Suas irmãs Judith e Luise já não falavam mais com ele. "Eu as amo - mas gastei toda a herança da família."

"A alimentação me dominou em cada minuto do dia. Eu comia sem parar durante 24 horas, todos os dias. Não conseguia dormir à noite porque eu estava constantemente comendo ou pensando em comer. Eu foquei minha vida na comida. Comer e pensar como eu poderia obter mais alimentos para as próximas refeições." A partir daí, já com 254 kg, só podia sair de casa com uma cadeira de rodas motorizada. "Minha única preocupação era preparar alimentos o tempo todo."

No auge de sua orgia gastronômica, Paul estava ingerindo 20 mil calorias por dia - quase dez vezes o consumo normal para um homem saudável.

O café da manhã incluía um pacote inteiro de bacon, quatro salsichas e quatro ovos, além de pão e batatas fritas. O almoço era composto de quatro porções de peixe, batatas fritas e espetos de carne. À noite ele preferia jantar algum tipo de assado, batatas fritas e pizzas. Além disso, para saciar sua fome crônica, ele consumia ao longo dos dias, em média, até 40 barras de chocolate e 40 sacos de batatas fritas.

A partir de 2000, seu peso obrigou-o a ficar preso a uma cama. Desde então, os custos dos cuidados médicos e de enfermagem atingiram a cifra de £ 100 mil (R$ 260 mil) por ano, e após a despesa total ter alcançado o valor de mais de £ 1 milhão (R$ 2,6 milhões) e ter chegado ao conhecimento público, ele passou a receber ameaças de morte.

Em 2006, tornou-se necessário o uso de uma cama especialmente adaptada junto com um guindaste no quarto para que fosse possível levantá-lo. Atendentes domiciliares iam visitá-lo três vezes por dia. Nessa época, quando ele tinha 48 anos, os médicos estimaram que ele teria no máximo mais dois anos de vida, ao menos que ele perdesse 130 kg.

Sua mãe morreu em 2009, e ele foi obrigado a fazer uma cirurgia gástrica para reduzir o tamanho de seu estômago e depois disso ele só pode comer porções minúsculas. A operação foi realizada pelo médico Shaw Somers realizada, no Hospital de St. Richard em Chichester, West Sussex, na Primavera passada. Atualmente ele pesa 235 kg e já pode se locomover usando uma cadeira de rodas motorizada.

Paul Mason em foto atual:

Paul insiste que seu ganho de peso foi causado por problemas mentais, e acredita que o Serviço de Saúde Nacional britânico (NHS) poderia ter ajudado mais. "A comida tirou toda minha mobilidade, eu sou responsável por isso e me odeio pelo que fiz, mas foi tudo causado pela minha mente. Os exames de laboratório mostraram que eu estava relativamente saudável ." "Agora eu quero viajar para todas as escolas da Grã-Bretanha mostrando minhas as fotos quando eu estava mais gordo." "É difícil para as pessoas compreenderem. Elas não têm tempo para comer como eu fazia, elas estão sempre muito ocupados."