Segundo o site da agência de notícias inglêsa BBC, em sua edição de 30/12/10 http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-12088560 , a primeira coisa que chama a atenção é a dimensão da estrutura. Com cerca de 40 metros de altura, suas torres e a cúpula gigante destacam-se diante dos prédios vizinhos, em Mejorada del Campo, um subúrbio de Madrid. Isso não é incomum para uma igreja espanhola. Mas esta está sendo construída por um homem idoso, quase sozinho, e com materiais em sua maioria encontrados no lixo.

Justo Gallego, ou Don Justo, como é conhecido, começou em seu épico esforço há quase meio século atrás. Agora, aos 85 anos, ele ainda tem um grande trabalho a fazer.

O dia de Natal foi um raro dia de descanso para Justo, cuja única concessão que faz devido a idade e ao clima é de trabalhar no interior do prédio durante o inverno. Mesmo assim, ele está no local da obra diariamente as 6 horas da manhã, ostentando a sua touca de lã vermelha. Seu macacão sujo é amarrado frouxamente na cintura por um lenço vermelho, idêntico ao que usa quase que elegantemente enrolado em torno do pescoço. "Eu faço isso por fé. Isso está claro, não?" proclama o enérgico octogenário. Minha mãe era muito devota. Ela me transmitiu sua fé e eu amo a Igreja. Então eu me dediquei totalmente a isso."

Uma declaração impressa e colada na parede, declara que Justo Gallego "não é um arquiteto ou um pedreiro" e "não teve nenhuma formação ou treinamento relacionados com construções". Até mesmo a sua educação básica foi interrompida pela Guerra Civil Espanhola (1936-39). "Você não precisa estudar. Você só precisa de força. Tudo vem de cima", explica.

Dessa forma a construção gigante de Justo é um notável ato de fé ou pura loucura?

Sua igreja não tem licença municipal para construção ou qualquer projeto formal de arquitetura. "Todos os detalhes estão na minha cabeça", afirma Justo.

Parcialmente inspirada na basílica de São Pedro no Vaticano, Justo afirma que sua construção também sofreu influência da Casa Branca, de vários castelos e de outras igrejas de Madrid. É uma mistura eclética. A enorme cúpula central levou 20 anos para ser erguida e existem mais outras vinte inacabadas ao redor do prédio principal. Existem claustros, uma sacristia e até mesmo uma cripta. Seções de várias paredes foram pintadas em cores fortes, retratando episódios da Bíblia. Mas, sem nenhum tipo de financiamento, a obra inteira está sendo construída a partir de materiais reciclados e de demolições.

Invariavelmente as 4 horas da madrugada, Justo recolhe tijolos rejeitados e telhas quebradas, nas fábricas e depósitos de entulho das proximidades e deposita-os de forma desordenada em sua igreja. As colunas que sustentam o teto foram moldadas com tambores vazios de óleo. A cobertura de uma das cúpula foi feita com plástico obtido de embalagens de alimentos. "As pessoas tem me chamado de louco e me insultaram. Mas eles são ignorantes," diz desafiadoramente, durante uma visita guiada à obra de sua vida, continuando, "Quando eu olho para o que eu criei, sinto-me orgulhoso dou graças ao Senhor."

Um ex-monge noviço, Justo começou a trabalhar em sua igreja logo depois que ele foi dispensado do mosteiro onde fazia sua formação religiosa, após contrair tuberculose. Desde então, tem investido todos seus recursos no projeto.

Ele tem um fiel ajudante, que apareceu há quase 20 anos para visitá-lo. "Eu pensei que o lugar era uma ruína e Don Justo era um vagabundo", lembra o amigo Angel Lopez Sanchez, enquanto pinta um vidro com tinta dourada. "Mas nós passamos o dia todo conversando, almoçamos linguiças e como eu tinha um monte de tempo livre, eu lhe disse que iria ajudar. e foi tão marcante a impressão que ele me causou, que eu ainda estou aqui até hoje e muito contente." Angel estima que o vidro que está decorando é o centésimo. Existem mais cerca de mil para serem concluídos. "Mas tudo isso é trabalho de Justo, e suas idéias" Angel sorri. "Eu sou apenas seu discípulo."

"Eu trabalho com pressa, sempre com pressa", diz Justo, enquanto faz a montagem de pequenos pedaços de vidro colorido que vão formar os vitrais que Angel irá colocar nas janelas. "Realizar os meus ideais é estimulante. As pessoas hoje em dia são muito passivas, eles não dão valor a nada. Eles são escravos das coisas mundanas". Mas Justo tem consciência que seu extraordinário ideal pode não ser nunca completado.

Bem como o acabamento das janelas, a cúpula central ainda não tem cobertura e o piso está sem revestimento. Escadas em espiral sobem em direção ao céu e terminam no meio do nada.

Rabiscado com giz na parede estão apelos urgentes para que os visitantes façam doções de dinheiro para a conclusão da igreja.

Até agora, a Prefeitura tem tolerado a obra não autorizada, o que atrai um constante fluxo de visitantes para o local. Alguns suspeitam que a igreja caóticamente construída não vá durar mais do que seu criador. "É muito difícil conseguir uma licença agora", diz Pablo Queralto, um arquiteto que trabalha para o Conselho de Mejorada del Campo, prosseguindo: "Por exemplo, os tijolos usados não atendem as mínimas normas técnicas, seja pelo material em si ou pela maneira com que eles foram assentados." Mas ele agora descreve o prédio como um ícone excêntrico da cidade, e que dificilmente será derrubado.

Justo legou o prédio para o bispado local na esperança de que possa eventualmente servir como uma igreja totalmente funcional da paróquia. Esse é o seu ideal, embora ele seja pragmático. "Quem sabe o que eles vão fazer?", diz encolhendo os ombros, enquanto corre de volta para outra tarefa urgente. Ele diz que não tem arrependimentos. "Se eu vivesse a minha vida novamente, eu iria construir esta igreja de novo, só que maior. Com o dobro do tamanho", afirma sorrindo, com seus olhos idosos brilhantes. "Porque para mim, este é um ato de fé".