Segundo o site do jornal inglês "Daily Mail" em sua edição de 24/11/10 http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/art...ction-210k.html , um dos raros computadores originais Apple-1, montado por Steve Jobs na garagem da casa de seus pais, foi vendido em leilão por £ 133 mil (R$ 365 mil).

Onde tudo começou: O Apple-1 foi produzido e comercializado a partir de julho de 1976 ao preço de US$ 667 (R$ 1,2 mil). Ao todo cerca de 200 unidades foram produzidas. O modelo leiloado havia sido customizado e possui gabinete de madeira, marca comercial entalhada a mão, e teclado:

Os co-fundadores da Apple: Steve Jobs, esquerda, e Steve Wozniak, direita, com um dos modelos do Apple 1 em 1976:

Poucos dos cerca de 200 exemplares originais do Apple-1, sobreviveram até hoje.

Apesar do fato de seu processador funcionar cerca de 1.000 vezes mais lento do que o atual tablet da empresa, mesmo assim ele foi vendido por 425 vezes o preço de venda da época.

O Apple original foi o precursor dos atuais iPod, iPhone, IPad, e tudo o mais que a Apple produziu ao longo dos anos.

Eles vinham com uma pequena memória de 8K, 524 mil vezes menor do que as que equipam os computadores de hoje da Apple. Ele não tinha capacidade para armazenar uma única música.

O leilão do modelo, na Christie's de Londres, terminou rapidamente, tendo o computador sido arrematado pelo empresário e colecionador italiano Marco Boglione, que fez seu lance por telefone.
Francesco Boglione, um irmão de Marco, e que estava presente no leilão, disse que a compra havia sido uma prova de seu amor por computadores.

"A primeira vez que eu ouvi falar da idéia de um computador pessoal, foi através de Marco," afirmou Francesco. Ele o comprou "porque ele adora computadores".
Steve Wozniak, co-fundador da Apple, e que estava presente no leilão de tecnologia, que também incluiu manuscritos, gravuras e textos com temas de ciência, concordou em acrescentar ao lote uma carta manuscrita.
Afirmou ainda que o leilão foi um momento histórico para o seu trabalho, especialmente quando o computador foi vendido ao lado de outras peças históricas de alta tecnologia como uma "Enigma", a então secreta máquina alemã codificadora de mensagens da 2ª Guerra Mundial, e os escritos do matemático britânico Alan Turing, considerado um dos fundadores da computação moderna.

"Hoje meu coração disparou quando eu comecei a ver os objetos leiloados como os documentos de Turing, a máquina "Enigma", e o Apple-1 ', disse Wozniak após o leilão. "Foi realmente um passo importante, apesar de que eu não me sentia assim quando o projetamos."

"Estou muito contente pelo cavalheiro que o comprou", acrescentou.

Boglione disse que o Apple-1 recém-adquirido por seu irmão, provavelmente seria restaurado e colocado em condições de funcionamento, e, futuramente fazer parte da coleção de computadores Apple.
Dentro da casa de leilões na tarde de terça-feira, muitos fregueses avaliavam o catálogo de venda, utilizando iPads e iPhones da Apple, um sinal dos tempos, disse Julian Wilson, da Christie's.

"Isso mostra como o surgimento dos computadores revolucionaram o mundo", disse ele.

A venda do Apple original comprova o crescente interesse na tecnologia dos primeiros computadores e ilustra a rapidez com que a computação doméstica tem avançado nos últimos 30 anos.
Incrivelmente ele vem em sua embalagem original, manuais de instruções e uma carta assinada pelo bilionário Jobs, que é diretor da empresa.

Os Apple 1 foram os primeiros computadores totalmente pré-montados para ser produzidos, mas mesmo assim não vem com um monitor.