Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: O que aconteceu com o Uêba...
Uêba !! > Administração > Interatividade > Noticias do Site e do Forum

Knuttz
Saudações a todos,

gostaria pedir desculpas à audiência do Uêba por não ter dado notícias antes, mas eu estava no meio de um turbilhão por conta de uma pessoa mal intencionada. A coisa é uma verdadeira novela, felizmente ela está caminhando para um final feliz...

(quem não quiser detalhes, pule direto para o final e leia a versão super-ultra-resumida da história)

Bem, quando eu peguei meu host atual, eu o fiz através de um reseller de um datacenter. Isso é algo comum, os resellers alugam dezenas de máquinas de uma só vez, conseguem grandes descontos, e repassam aos clientes à preços as vezes inferiores ao do próprio datacenter.

É interessante para os três, o datacenter se livra de custos adminstrativos, o usuários final tem um produto que chega a ser de 10% a 15% mais barato e o reseller ganha o dele agregando valor e ganhando sobre a diferença de desconto (alguns resellers recebem descontos de até 30%).

Quando eu fiz esta operação, procurei um reseller de porte, alguém que estivesse bem firme no mercado, e topei com uma empresa canadense que tinha mais de 200 servidores em um datacenter em San José na Califórnia. Fiz meu dever de casa, vi que ela não havia tido problemas nos últimos seis meses, e que o datacenter estava se firmando com sucesso no mercado.

Bem, nos primeiros seis meses foi uma maravilha, eu nunca tiver um servidor tão estável (a despeito de alguns ataques de negação ao servidor de MySQL que aconteceram nos últimos dias). Entretanto, no final de agosto eu tive a desagradável supresa de ver o meu servidor desplugado, simplesmente desconectado da rede.

O reseller estava devendo aproximadamente US$ 70.000,00 ao datacenter, todos os mais de 200 servidores foram desplugados.

Tentei inúmeros contatos com o datacenter, procurando até mesmo pagar para ter o servidor de volta ao ar. Todos foram infrutíferos, a resposta era sempre ”Ou o reseller paga tudo, os servidores serão reformatados em três dias”, por mais que eu argumentasse a resposta não mudava, cheguei às beiras do desespero.

Alguém aí deve estar pensando, “e os backups??”. Os backups são um caso à parte, quando eu contratei o servidor, o fiz com um HD extra em que pudesse fazer backups. Afinal, como extremo cuidado que sempre tive de pagar em dias o aluguel do servidor, eu nunca imaginei que teria o serviço suspenso por falta de pagamento !!

Bem, nesse ínterim, só houve dois comunicados do reseller, que é quem no final das contas tinha nas mãos a solução: vender seus clientes para o datacenter. O primeiro aconteceu na madrugada de segunda para terça, às 5:40 da manhã, dizendo que uma solução estava sendo procurada, o segundo hoje a tarde dizendo que os usuários deveriam pagar o equivalente a uma mensalidade diretamente ao datacenter para poder ter acesso aos seus dados.

Bem, ontem eu aluguei um novo servidor, diretamente de um outro datacenter (resellers nunca mais!!!), a velocidade é boa e a máquina melhor que atual.

Não sei se vocês notaram, mas a solução do datacenter passava por pagar uma mensalidade para re-haver o servidor... então fora o novo servidor, eu desembolsei também mais uma mensalidade só para reaver meus dados e dos meus clientes. Fui literalmente chantageado sob a ameaça de ver meus dados deletados.

Paguei.

Neste momento, eu estou esperando receber uma correspondência do datacenter, ondeu eu solenemente digo a eles que o dinheiro é referente a uma “taxa de reativação”, de maneira que eles se livram de qualquer pedido de restituição junto ao Paypal ou à cartões de crédito.

Estou esperando, assim que a correspondência chegar, eu vou assinar e enviar via fax para eles, visando a reativação da máquina, o que quer dizer que provavelmente amanhã o Uêba e todos os hospedes do Weeb voltem a responder.

Bem, o que vai acontecer é que eu vou transferir todo mundo para o novo servidor, e o último a ir será o Uêba, que por sinal só terá o fórum ativo no final de semana, já que eu já tinha programado passar o feriadão trabalhando em uma atualização do seu sistema (integrando a base de usuários do site com a do fórum). No dia 6 ou no dia 8 ele já estará respondendo à toda no novo servidor.

Bem, é isso, mais uma vez fica meu pedido de desculpas a por não ter avisado antes, mas de fato, nos últimos três dias eu: trabalhei (eu estou empregado, então pelo menos tentei trabalhar), fiz o setup de um servidor Windows que pegamos no final de semana, aluguei um segundo servidor Linux, tive que lidar com um datacenter chantageador e um reseller sem escrúpulos, e o pior, desembolsei dinheiro que não pretendia agora (o novo servidor Linux e a chantagem do reseller).

O que mais me entristece é ver chateados e até com raiva alguns poucos clientes que já fizemos, mas paciência, eles tem razão e só me cabe baixar a cabeça à eles, pedir desculpas, e garantir não reincidir no erro.

Tudo caminha em direção à normalidade, e vai tudo ficar normal e ficar bem. Como diz um amigo meu: “tudo sempre acaba bem, se ainda não está bem é porque ainda não acabou...”.

Bem... acho que eu não poderia ter sido mais claro.

Versão para preguiçosos:
1- Eu comprei um servidor de um atravessador que deu um calote no dacenter
2- O datacenter desplugou mais de 200 servidores, inclusive o meu
3- Eu comprei um novo servidor, e tive que pagar uma mensalidade adiantada do servidor atual para pode recuperar meus dados
4- Eu tinha backup NO servidor e não off site (HD extra)
5- Amanhã o servidor antigo deve voltar ao ar
6- Amanhã todos meus hospedes devem voltar a funcionar (iftk.com.br entre eles)
7- Vou mover aos poucos os hospedes do servidor atual para o servidor novo
8- O Uêba volta amanhã, mas durante o final de semana apenas o fórum dele vai funcionar, já que eu já havia programado uma manutenção dele.
9- A partir do dia 6 ou 8, tudo volta a estar 100% dentro da normalidade, já no novo datacenter.

A todos os amigos que torcem para que tudo dê certo o meu abraço.
ayreon
keep up the good job, canutbous.
][MoSCa][
Eu já estava me tremendo todo! hein2k3.gif
Ufa!
O pior já passou.
SiNNeR
O famoso host canutbous hein2k1.gif
ledoux
hein2k1.gif
Allan
esse avatar do mosca é hipinótico
bruno_cb
Ainda bem q tudo está resolvido.... Percebi como eu gosto de entra no ueba... esses dias sem ele foi chato...
Vitor_D2
maxu ainda acho melhor matar todo mundo la...
sacanagem isso...
Areaglar
eu quase morri... falando sério, emagreci 5 quilos nesses dias sem ele
Scoop
hueheuehueh emagrece....

esses dias sem ele foi chato...

hmmmmmmmm rolleyes.gif

heheheehhehe
agora tah tudo bem...
hein2k4.gif
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2013 Invision Power Services, Inc.