Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Conversão De Tipos No Sphere
Uêba !! > Games > MyT > Scripters Paradise

Criador de Mundos
Toda vez eu me enrolo na hora de converter ou checar uma TAG ou atribuir um valor de uma TAG a um SRC.P.X, por exemplo.

Por isso, gostaria que alguém me explicasse como funcionam os tipos de variáveis do Sphere e como converter um tipo em outro.

Por exemplo:
CODE
say <src.p.x>  //2025
say <src.p.y> //1032

tag.x=<src.p.x>
tag.y=<src.p.y>

say <tag.x> //07e9
say <tag.y> //0408

O <src.p.x> armazena um valor decimal ou hexadecimal?

Como é que eu faço agora para atribuir src.p.x = <tag.x> ?
confused.gif
Galthar, O Errante
Ela está atribuida normalmente.
Mas na hora que você for USAR (e não na hora em que você for GUARDAR) use o comando EVAL que ela para pra decimal.
CODE

say <src.p.x>  //2025
say <src.p.y> //1032

tag.x=<src.p.x>
tag.y=<src.p.y>

say <tag.x> //07e9
say <tag.y> //0408

say <eval <tag.x>> //2035
say <eval <tag.x>> //1032
Criador de Mundos
E quando é que se usa o 0<tag.x> ? (esse zero antes da variável)

Em algumas comparações, eu estava usando assim:

if (0<tag.x> > <src.p.x>)

e funcionava.
Galthar, O Errante
Ah sim! Isso assume que você esta comparando um valor HEXADECIMAL. É como usar um '0x' na frente de um número.

Imagine que a tag que você está comparando num IF ainda não exista, ou tem valor de STRING (palavra, frase...).
Embanana tudo. Se a tag ainda não existe ou é uma string e você tentar comparar ela com um número, ela não tem valor ZERO, ela tem valor NULO. Não tem valor. MAS NÃO É ZERO.
Então você põe o 0 na frente para, na pior das hipóteses, ela valer 0.
Assim o script entende que vale 0 e não dá erro no console do Sphere e evita trilhares de bugs.

ADENDO AO ULTIMO POST:
Digamos que você guardou um número decimal numa tag.
Olha isso q porcaria. Cuidado para não cair nessa.

tag.mana=26 //01A
tag.feitico=<eval <tag.mana>> //26
tag.mago = <eval <tag.mana>> //38!!!

Já mudou o valor. Por isso SEMPRE guardamos em HEXA e se for usar decimal (só em falas, gumps ou qq coisa q aparece na tela) damos EVAL.
lauremir
Meu script que eu postei no outro tópico, apesar de milhões de erros por grossura, tem uma parte que salva o src.p numa tag.. Olha lá...
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2012 Invision Power Services, Inc.