MUL Editing não é minha especialidade, mas eu sei fazer.
O US tem mais prática, acho q se vc tiver dúvidas, é melhor falar com ele.
Em primeiro lugar, para você editar o cenário, você precisa construir no worldfile mesmo pelo Axis. Criar as estruturas dinâmicas mesmo.
Salve o worldfile pelo '.save 1' ou dando # no console do sphere, feche o UO e o Sphere.
Aí vamos ao Axis Stactic Tool. Abra o Axis, vá na guia Settings e procure o botão Static Tool na direita.
Vai abrir um mapinha e uns menuzinhos.
No menu Criteria, você põe os critéria os quais types, IDs, Attrs, Regions vc acha interessante colocar. Ele só salvará no .mul o que esta contindo nos Includes e ignorará o que estiver nos Excludes.
Pelo mapinha, vai andando até achar a região q vc ker deixar static pelos .MULs.
No quadro Static Objects, no canto inferior direito, cheque a caixinha de Dynamic Itens.
Então, no mapa, fasa um retângulo arrastando o mouse na área a ser transferida para o .MUL.
Então a caixa Static Objects vão listar tudo que estã selecionado e se encaixa no Criteria que você selecionou.
Clique agora no Make Static.
Isso fará o Status dos itens (na caixa de Static Objects) virarem Pending Static. Isso quer dizer que esles VÃO virar Static. Ainda não são.
Agora no menu File, dê um Save Patch File.
Isso criará um arquivo de Patch.
É bom para você ter um monte de patchs que podem ser trocados conforme sua necessidade, caso algo dê errado no seu cenário.
Seu trabalho está salvo, mas ele tem que ser editado no .mul.
Agora no menu File, use o Apply Patch.
Ele criará arquivos statics0.new e staidx0.new.
statics0.new salva as informações de ID, TYPE, COLOR e essas coisas, para cada item.
staidx0.new salva a localização de cada um deles.
Pode fexar tudo.
Salve com um nome diferente o seu statics0.mul e o seu staidx0.mul. Agora renomeie os *.new para *.mul.
Abra o Sphere e o UO e você terá um novo mapa =-)
Para se aprofundar, Leia o Help do Static Tool. É muito bom.
Editar o map0.mul é outra coisa. Muito difícil.
Mas no arquivo HELP que vem junto com o Sphere, tem alguns links de sites de referência muito bons como o do Dragon e do World Forge.
Para incerir um script de diálogo já existente em um NPC, ponha isso aqui no fim do cabeçalho da section [CHARDEF] do seu NPC. (isso quer dizer, uma linha antes de qualquer on=@xxxxxx)
| CODE |
| TSPEECH=nome_do_seu_script |
(aproveite e teste o comando DSAY que eu rabisquei no post do nerd

)