Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Como Faço Para:
Uêba !! > Games > MyT > Scripters Paradise

Yomi
Queria fazer alterações no cenário e salvar no arquivo .mul, isso se torna pocível de que jeito?

Queria também mudar o script de fala de um ncp, sendo q ja tenho o script feito, como faço isso?
Galthar, O Errante
MUL Editing não é minha especialidade, mas eu sei fazer.
O US tem mais prática, acho q se vc tiver dúvidas, é melhor falar com ele.

Em primeiro lugar, para você editar o cenário, você precisa construir no worldfile mesmo pelo Axis. Criar as estruturas dinâmicas mesmo.
Salve o worldfile pelo '.save 1' ou dando # no console do sphere, feche o UO e o Sphere.
Aí vamos ao Axis Stactic Tool. Abra o Axis, vá na guia Settings e procure o botão Static Tool na direita.

Vai abrir um mapinha e uns menuzinhos.
No menu Criteria, você põe os critéria os quais types, IDs, Attrs, Regions vc acha interessante colocar. Ele só salvará no .mul o que esta contindo nos Includes e ignorará o que estiver nos Excludes.
Pelo mapinha, vai andando até achar a região q vc ker deixar static pelos .MULs.
No quadro Static Objects, no canto inferior direito, cheque a caixinha de Dynamic Itens.
Então, no mapa, fasa um retângulo arrastando o mouse na área a ser transferida para o .MUL.
Então a caixa Static Objects vão listar tudo que estã selecionado e se encaixa no Criteria que você selecionou.
Clique agora no Make Static.
Isso fará o Status dos itens (na caixa de Static Objects) virarem Pending Static. Isso quer dizer que esles VÃO virar Static. Ainda não são.
Agora no menu File, dê um Save Patch File.
Isso criará um arquivo de Patch.
É bom para você ter um monte de patchs que podem ser trocados conforme sua necessidade, caso algo dê errado no seu cenário.
Seu trabalho está salvo, mas ele tem que ser editado no .mul.
Agora no menu File, use o Apply Patch.
Ele criará arquivos statics0.new e staidx0.new.
statics0.new salva as informações de ID, TYPE, COLOR e essas coisas, para cada item.
staidx0.new salva a localização de cada um deles.
Pode fexar tudo.
Salve com um nome diferente o seu statics0.mul e o seu staidx0.mul. Agora renomeie os *.new para *.mul.
Abra o Sphere e o UO e você terá um novo mapa =-)

Para se aprofundar, Leia o Help do Static Tool. É muito bom.
Editar o map0.mul é outra coisa. Muito difícil.
Mas no arquivo HELP que vem junto com o Sphere, tem alguns links de sites de referência muito bons como o do Dragon e do World Forge.

Para incerir um script de diálogo já existente em um NPC, ponha isso aqui no fim do cabeçalho da section [CHARDEF] do seu NPC. (isso quer dizer, uma linha antes de qualquer on=@xxxxxx)
CODE
TSPEECH=nome_do_seu_script

(aproveite e teste o comando DSAY que eu rabisquei no post do nerd hein2k4.gif )
nerd
HUmmm... e quando sai a próxima parte da aula? hein2k0.gif

Acho que já tô entendendo de itens, mas não sei o que mais posso fazer no shard... tava querendo criar os sistemas de BS, Tailoring, Painting, Tinkering e Carpentry, mas tb não sei fz isso ainda (acho)...

Tb to esperando um tuto sobre criar as raças, as classes, aquela telinha bonitinha no começo que vc escolhe oq quer ser... (joguei um shard MTO tosco, tinha raça nenhuma e c tinha q escolher uma daquelas classes que já aparecem no início)

T+, aguardando ansiosamente hein2k0.gif
lauremir
Aquilo é gump e menu, superfácil de fazer... Acho que o último capítulo do Taran é sobre isso...
nerd
Mas vc entende BEM mais que eu d UO. Vc já jogou outros shard e tal. Eu sou nubi... eu preciso de uma assistência técnica. É que nem na pré-escola, as professoras tinham sempre q tar perto e explicando tudim pro alunos, e ajudando qq coisa q eles fizessem. (baita comparação, to parecendo o Lula hein2k0.gif )

T+
lauremir
Pra fazer um menu feio, igual aquele do .add é
[menu m_blablabla]
Qual eh o titulo do menu?

ON=0 Opcao 1
src.blablbla

ON=0 Opcao 2
src.blabla

Nem é difícil, viu? E os menus bonitinhos tem um programa, o Dialog Maker... Pega ele no www.uobrasil.net . Só que vai ter que aprender a adicionar mais figuras, a partir do InsideUO. Isso é o último capítulo do Taran.
nerd
Legal. Vlw. Vou voltar a ler o Taran. Tipo, eu até fazia uma leve idéia de como fazer um menu, mas o que eu não sei é, por exemplo aquele menu de BS da MyT, que sobrepõe o original. Isso eu não sei, além de que me faltam idéias ¬¬

Mas eu vou ler os tutos do Taran daí as idéias me voltam.

T+
lauremir
Um jeito porco seria mexer nas próprias ferramentas. Daí coloca
ON=@DClick
src.dialog ou menu, nem lembro d_blabla
return 1

Só que aí os botões não iam ser src.newitem. Teriam que ser makeitem.
nerd
lol

Sei nem a diferença de newitem e makeitem dren.gif
Bão, parei o flood, let's read Taran's tutorials!

T+
lauremir
Src.NEWITEM ele só vai adicionar o item
MAKEITEM ele vai verificar a skill, calcular chances, consumir materiais. Anyway, é só palpite, posso tá falando muita merda aqui. Nem sei se makeitem funciona em qualquer menu.
Galthar, O Errante
Makeitem SUX!
Aposentei isso há anos.
Fica bem melhor com vc testando skill, calculando chances, tempo a ser gasto, quais materiais consumir, quanto de cada consumir...
lauremir
com IFs?
nerd
lol, isso não leva mto tempo? Ou é só meter um IF maior que tanto, faz tal coisa, IF menor que tanto, num faz?

Eu nem lembro como fazer isso, mas tô desenferrujando. Tô no capítulo 3 do tutorial 2 do Taran. hein2k0.gif

T+
lauremir
Não sei como se faz, mas isso anula as chances de falhar, não?
nerd
Acho que não.

É só... só... hmmm... coloca um IF... err...

É, acho que anula.
Ou não anula, mas não sei fz. Tipo um

.roladado.d100
IF blablablablabla

hein2k0.gif

T+
Galthar, O Errante
Testar Skill:
IF ({0 1000} < src.carpentry)
src.say você falhou
ELSE
Você acertou
ENDIF

eu costumo fazer assim:
[SKILLMENU sm_carpinteiro]
O que deseja contruir?
on=i_chair
//Procurem TESTIF no Taran's. É bom.
src.tag.fazer=i_chair
src.tag.resource1=i_log
src.tag.resource2=i_prego
src.resource_quantos1=10
src.resource_quantos2=50
src.fazitem_carpenter
return 1

[FUNCTION fazitem_carpenter]
if !(restest <src.resource_quantos1> <src.tag.resource1>)
sysmessage ocê não tem os itens necessários
return 1
endif
if !(restest <src.resource_quantos2> <src.tag.resource2>)
return 1
endif
consume <src.resource_quantos1> <src.tag.resource1>
consume <src.resource_quantos2> <src.tag.resource2>
newitem i_mry_fazitem_carpenter
act.equip
act.use

Aí vc faz essa tal memory, dizendo que cada segundo, ele vai fazer animação (cont.anim xx), ele vai fazer som (cont.sfx xxx) e vai ficar contando o more2 por digamos 7 vezes.
Quando essas 7 vezes acabarem, faz o teste de skill. Se passar, dá um
cont.newitem=<cont.tag.fazer>

ATENÇÃO!
Não use ACT.BOUNCE para um container!
CONT.ACT.BOUNCE NÃO FUNCIONA!!!!
Usem esta linha aqui. Quem se interessar em COMO ela funciona. Estude:
CODE
cont.act.cont=<cont.findlayer.21.uid>
lauremir
Container (o player, no caso) do anterior (item) fica na layer 21 do player.
Galthar, O Errante
Exactaly!
Eu tinha comessado um projeto ferrado de construção de item. Uma função pra TUDO. Bem complexuzinhu. Mas acho q não vou levra pro fim não.
Se eu criar tudo, vcs vão fazer oq? hein2k0.gif
lauremir
Nem sei, se você continuasse as aulas, não teria necessidade, right? hein2k0.gif
nerd
[FUNCTION fazitem_carpenter]
if !(restest <src.resource_quantos1> <src.tag.resource1>)
return 1
endif
if !(restest <src.resource_quantos2> <src.tag.resource2>)
return 1
endif
consume <src.resource_quantos1> <src.tag.resource1>
consume <src.resource_quantos2> <src.tag.resource2>
newitem i_mry_fazitem_carpenter
act.equip
act.use

Não entendi direito... pode ser pq eu tô morto d cansaço e sono, mas pode ser pq eu sou mula mesmo... (não precisa opinar)

O que é retest?
O que eu entendi é que se não tiver quantos2/1 de resource2/1, vai dar msg de falta item. Mas como se diz "se não tiver"? É com o ponto de exclamação? Eu tenho isso anotado mas tô com preguiça de abrir o Windows Explorer. Bom, não precisa dizer nada, no máximo dizer o que é retest. Amanhã eu vou tar com mais força de vontade e abro o .txt.

PS.: viajei esse fim-de-semana e tive uma diarréia cerebral. Escrevi um monte de scripts. Só depois que conferi esse teu que vi que nenhum dos scripts vai funfar. Mas eu fiz a história do shard tb, fico massa. Só falta bons scripts e um servidor.

T+
lauremir
restest é resource test. acho.
nerd
Palavras sábias. Se é isso explicou tudo que eu precisava. Valeu lauremirrr hein2k0.gif

T+
Henry
QUOTE (nerd @ May 11 2004, 10:30 PM)
Taran's tutorials!

Onde eu posso encontrar esse tutorial?

t+
Galthar, O Errante
http://ithycaworld.com
Bem completo. Tem tudo.
Mas é um pouco complexo. Ele mistura coisa que já ensinou com coisa que ainda não... Faz mó salada. Mas é muito bom.
Na verdade é o melhor.
lauremir
Galthar, esse esquema de fazer uma função pra tudo não é difícil, é? É só criar uma tag src.tag.memorydaskillusada no menu, daí ele adiciona o memory certo pra cada item, tipo
src.tag.memory=i_faz_item_carpentry
na function:
newitem=<tag.memory>

não?
Galthar, O Errante
Funciona.
Nunca pensei em fazer isso. É uma idéia muito boa.
Quero dizer, no final, ele vai fazer a mesma coisa, mas acho que seu script fica mais enxuto.
lauremir
Viu? Tou aprendendo... hein2k0.gif
oKEM
q voxe aprendendo??? heuaheuhauehauehau!
voxe ja sabe! ololololloaehaehaehaehaehaehaeaheauehauehaueh!

akela site na ta funcando!
Galthar, O Errante
OLHA O CHAT NO FORUM! Vou ter que comessar a distribuir WARN aki dentro, caralho!
www.ithycaworld.com
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2012 Invision Power Services, Inc.