Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Quem Quer Aprender Sphere?
Uêba !! > Games > MyT > Scripters Paradise

Páginas: 1, 2, 3
Galthar, O Errante
Se tivermos números o suficiente, vamos ver de abrir um Workshop ou até um forum para discutir e montar uma equipe de Scripters.
Tem bastante gente me procurando no ICQ e por MP do forum pedindo dicas, explicações e talz.
Bilinki
ssssssim
lauremir
Algo que vale a pena...
usmarine
e o seu creysson q vai ensinar ? ¬¬
Galthar, O Errante
Lembre-se de que o Seo Kreiçon fala mal em portugês, mas fala bem em Spherês.
usmarine
e onde vc pretende chegar com esse workshop?
compartilhar scripts e idéias? formar scripters?
nerd
e onde vc pretende chegar com esse workshop?
compartilhar scripts e idéias? formar scripters?

Formar scripters. Eu já tô na pré-escola com o Galthar. Mais uns anos e eu chego aos pés dos scripter comum.

T+ (votei sim)
Galthar, O Errante
Compartilhar scps não pode...
O que é da MyT é 7 chaves.
Mas pelo menos parar de flodar meu ICQ com dúvidas \o/
Formar scripters é necessário. Afinal, cultura é aquela sabedoria q vc passa a diante. Se não passar a diante não é cultura.
Pretendo tirar aquela idéia pre-formada da época do 0.49a que diz que "Scriptar em Sphere é alterar o CHARDEF e o ITEMDEF". Scriptar é muito mais do que trocar o dano da arma, a cor do monstro e por ores novas.
Ontem eu andei bastante em Foruns sobre Sphere e nos top 200 shards de UO. Hoje em dia, UO se resume a OSI Shards, e francamente, os sistema da OSI são ultrapassados. Ontem mesmo eu tava jogando num free shard RunUO e tive que dar 3000 clicks pra minerar uma ore e mais 2000 clics pra transforma-la em ingots.
Ninguém se preocupa em criar sistema inteligentes e inovadores. Todos tentam chegar na OSI. Mas pq na OSI? Pq não criar um sistema de UO paralelo? Muita gente põe defeito no sistema tal e no sistema tum, mas ninguém sabe que é possível barrar os scripts Hard Codded e criar os seus próprios sistemas.
O objetivo do Workshop seria desenvolver em conjunto ideias e sistemas. Apontar erros nos scripts e dar dicas.
Por mais scripters na MyT... Bem... Não é assim.
Atualmente eu sou o último dos moicanos, tô sobrecarregado e tudo. Mas por gente na Staff é responsa de mais. Se alguém fizer por merecer e aprender que o essencial do script são as idéias e não a sintaxe, e que ser Staff é em 1º lugar ouvir os outros (e engolir muito sapo), talvez cogitemos algum nome. Mas não é o caso.
Talvez nem seja feito no forum da MyT. Temos o UOQuesters tb.
Mas desenvolver um trabalho de Script Learning no Brasil é necessário. O Dark Knight tentou fazer o SphereBrasil, que foi muito útil pra muitos, mas depois q morreu, não se ouve mais no Brasil algo sobre "centralização de informações" sobre scripts e isso ajuda em parte a inibir a formação de bons scripters em Sphere.
Cyren Gil-Luin
eu ajudo no que for preciso sempre.
o que precisarem, me peçam, sem problemas.

hein2k0.gif

nerd
Mas pelo menos parar de flodar meu ICQ com dúvidas \o/

vou fz de conta que não escutei, até que o bardo Jose dê certo... ¬¬

T+
usmarine
eu apoio a difusão de informações.
e se vc for criar 'aulas' eu gostaria de ajudar. embora não manje de scripts eu tenho bastante experiência em programação que poderia estar passando tbm.
Galthar, O Errante
Se vc estruturar scps como se fossem programas em C++ nem passe perto das aulas, okay?
¬¬
usmarine
¬¬

claro, agora sphere subiu d nível e pode ser considerado orientado a objeto,

rolleyes.gif
Ghurrar Darkblood
Votei Sim...

Quero ver se eu ponho as merdas que tem em EQ...
Para o UO... e fazer um Shard melhor que o War e RP Shards por ae...

Pois Jogar ( UO nem rola ) paciencia para evol. ou interpreta nem tenho mais.
Prefiro jogar meu EverQuest ( com meu monk ou necro ) que eh rlz.

Conheço donos de Host... soh que os sistemas que apresentei para
eles nem quiseram... e blablabla... e pedirão um melhor.

Ai quero aprender para tentar por coisas do EQ
e ver no que da.

Vamos aeee

Faz essa parada Aeeeeee.

[]'s Do war3_orc.gif
Aurack
se quiser aproveitar alguma coisa dos scripts da fenix em sphere eu posso dar uma olhada. Pouca coisa vai poder ser aproveitada jah que rp shard e free shard sao bem diferentes

mas qq coisa eu posso "ajudar" (vou sair do emprego esse mes pra estudar, entao provavelmente vou ter 1 dia livre por semana e uma media de 3 hrs livres por dia)
usmarine
errr
a myt eh rp e free shard ¬¬
Aurack
nah... vcs entenderam o que eu quis dizer com freeshard
freeshard nao se limita apenas a "um shard gratuito". Eh um jogo quase sem restriçoes, baseskill de 5200, basestats de 300, pkling permitido, macro permitido, scripts de todos os tipos imaginaveis, etc...
Galthar, O Errante
Isso é um FREESTYLE Shard =-)
E seria bom sim, Aurak.
TKS grandão.

10 pessoas tá bom... 6 ou 7 vão desistir quase que no comesso.
Como vamos fazer? Forum novo? Vamos pedir um da UOQ?
Forumnow? Blog? By Mail? seções de IRC?
QQ c me diz US?
Dragazul
faz aqui mesmo...
eu quero !
usmarine
se for sério e a comunidade participar fazemos aki mesmo
Galthar, O Errante
Por mim é tão sério quanto der.
O que o resto acha?
Areaglar
eu votei sim, sou um dos que ficavam enxendo o galth...

e se for aqui, tem que ser algo fechado pra posts, pq senão vira zona... um fórum que só alguns podem postar e todos podem ver eh possível na ueba?
nerd
COncordo com o Areaglar. Ou faz um fórum aqui ou no UOQ. Fórum rula.
Blog tb seria bom, com "aulas" diárias. Daí vc larga aqueles tutoriais do Ithycaworld no bróguis, pq o site num funga +. tongue.gif

T+
Areaglar
funfa sim, nerd... minha opinião eh ser algo FECHADO pra post, aberto apenas pros participantes. os outros só poderiam ver
nerd
funfa sim, nerd... minha opinião eh ser algo FECHADO pra post, aberto apenas pros participantes. os outros só poderiam ver

Isso, senão ia virar aquelas joça de tópico que o pessoal desinteressado entra só pra agitar.

Ah, e eu acho que o melhor seria um fórum novo, ou então uma sessão nova, mas não um tópico só, senão ia lotar de perguntas no mesmo tópico. E eu já tenho temas pros tópicos hein2k0.gif

Brinkdera, tenho dúvidas, mas acho que o melhor modo de aprendizagem é dando uns tutoriais básicos diários. Tipo, eu ainda nem acabei de ler o tuto que ensina criação de NPC, mas já fiz um bardo que xinga quem xinga ele e toca pra quem pede educadamente dren.gif , além de um velho eremita que não tem função nenhuma, é só pra mim me exibir pro ozzy... dren.gif

Suas aulas rox, Galthar! =*

T+
Areaglar
eita, ele tah te ENSINANDO? eu pedi, sabe o que ele fez: "le o tutorial, nao faz script direto, faz linha por linha e vai testando" e depois me soltou no mundo
nerd
Oq vc acha que ele fez? Me pediu pa ler os tutos. Mas eu tava com uma dúvida de um NPC que intrigou até ele. Fiquei um dia inteiro tentando fz o maldito Jose (ou Joze, tto faz) funcionar, e ele me ajudou nisso, pq nem ele sabia oq tava acontecendo. Até que percebi q eu tinha escrito TEVENT ao invés de TEVENTS... e daí pra não complicar larguei TSPEECH mesmo, e funfou. Tou usando a cidade de Moonglow pra um futuro shard hein2k0.gif , pq é a única que não foi bagunçada pela MyT, creio eu... ¬¬

EDIT: ah, e o velho eremita que chuta os players pra fora eu fiz linha-por-linha, como ele mandou, vendo outro scps e tentando entender pra q servia cada comando. E ele funciona!!!

T+
Galthar, O Errante
Então vamos definir que Sphere vamos usar.
1.0? 55r3?
Eu prefiro 55r3.
Vamos comessar com a instalação.
nerd
Qual que eu to usando? Eu to com o que o Galthar me passou, acho que é 55rc2, coisa do tipo. É o mesmo que vc citou, Galthar? Ah, e tb acho legal começar pela instalação, pq eu qdo ia baixar o Sphere não fazia a menor idéia de onde ahar as coisas... poe os links tb. Depois vai dando as aulas, comandos de GM principais, ITEMDEFs principais, depois scripting de NPC e itens e talz. Boto fé nessa "aulinha".

T+
nerd
Mutcho boa a aulinha!
Quem dera eu tivesse uma "nota inútil" dessas qdo comecei a GMzar em Neo-Monnglow. Cada vez q eu morria deletava meu char e fazia outro dren.gif

Só uma dúvida: as aulinhas vão continuar sendo aqui? E dá pro pessoal postar com dúvidas como eu to fazendo, ou o tópico é só pro tutorial?

Vlw, T+
Galthar, O Errante
Se o negócio pegar MESMO, agente abre um forum e os capítulos vão ser posts fixos. O resto pra dúvidas.
Se não fica do geito q tá mesmo.
lauremir
Bem, o console tá cheio de erros, como "ERROR:Found 0 default messages. Required for this version: 9." e WARNING:(sphere_web.scp,15)'C:\sphererafael\scripts\spherelogin.htm' not found...
ERROR:(sphere_web.scp,15)Can't open web page input 'spherestatusbase2.htm'
WARNING:(sphere_web.scp,29)'C:\sphererafael\scripts\sphereaccount.htm' not found...
ERROR:(sphere_web.scp,29)Can't open web page input 'spherestatusbase3.htm'
WARNING:(sphere_web.scp,33)'C:\sphererafael\scripts\sphereconfig.htm' not found...
ERROR:(sphere_web.scp,33)Can't open web page input 'spherestatusbase4.htm'
WARNING:(sphere_web.scp,37)'C:\sphererafael\scripts\sphereconfiggame.htm' not found...
ERROR:(sphere_web.scp,37)Can't open web page input 'spherestatusbase5.htm'
WARNING:(sphere_web.scp,90)'C:\sphererafael\scripts\sphereconfigserv.htm' not found...
ERROR:(sphere_web.scp,90)Can't open web page input 'spherestatusbase6.htm'
WARNING:(sphere_web.scp,129)'C:\sphererafael\scripts\spherejoin.htm' not found...
ERROR:(sphere_web.scp,129)Can't open web page input 'spherestatusbase7.htm'
WARNING:(sphere_web.scp,138)'C:\sphererafael\scripts\spherelogin.htm' not found...
ERROR:(sphere_web.scp,138)Can't open web page input 'spherestatusbase8.htm'
WARNING:(sphere_web.scp,142)'C:\sphererafael\scripts\spherelogin.htm' not found...
ERROR:(sphere_web.scp,142)Can't open web page input 'spherestatusbase9.htm'
WARNING:(sphere_web.scp,146)'C:\sphererafael\scripts\sphere404.htm' not found...
ERROR:(sphere_web.scp,146)Can't open web page input 'spherestatusbase10.htm'

mas tirando isso, rodou legal.
Galthar, O Errante
Crie esses arquivos e deixe eles vazios.
Nem servers grandes usam isso.
lauremir
QUOTE (lauremir @ Apr 21 2004, 05:45 PM)
"ERROR:Found 0 default messages. Required for this version: 9."

E esse?
Galthar, O Errante
Esse é um erro do 55r3rc2.
Eles deram um geito de vc colocar as frases q vc kizer quando ele falha ao minerar e essas coisas.
Na verdade isso é perfumaria. Pura vernissage.
Mas se vc kizer corrigir este problema, crie no \scripts\ um arquivo chamado sphere_msgs.scp.
Nese arquivo você joga isso aqui, ó:
// This file defines messages that used to be hard-coded ingame. They are from within the server
// by the name to the left, which must not contain any spaces.
//
// More messages will be added here as time goes by.
//
// Kell, kell_pt@users.sourceforge.net

[DEFMESSAGE skills]
mining_1  "Try mining elsewhere."
mining_2  "There is nothing here to mine for."
fishing_1  "Try fishing elsewhere"
fishing_2  "There are no fish here."
lumberjacking_1  "Try chopping elsewhere."
lumberjacking_2  "There is nothing here to chop."
lumberjacking_3  "This is not a tree."
lumberjacking_4  "There is no wood left to harvest."
lumberjacking_5  "You hack at the tree and produce some kindling."

nerd
Pelo jeito esse erro dá em todos.

Acabei de ferrar com o bardo Joze, o banqueiro e o velho ermitão, além da área com luz permanente e outros tufos que o ozzy me falou do nosso test server. Vou começar do zero, mas dessa vez sabendo as cagadas que eu não posso fazer enquanto eu não souber mexer direito (deletar algumas coisas do SPEECH de banker, por exemplo...).

EDIT:
[DEFMESSAGE skills]
mining_1  "Try mining elsewhere."
mining_2  "There is nothing here to mine for."
fishing_1  "Try fishing elsewhere"
fishing_2  "There are no fish here."
lumberjacking_1  "Try chopping elsewhere."
lumberjacking_2  "There is nothing here to chop."
lumberjacking_3  "This is not a tree."
lumberjacking_4  "There is no wood left to harvest."
lumberjacking_5  "You hack at the tree and produce some kindling."

E eu posso largar esse arquivo mas com as frases traduzidas? Ou dá tufo?

T+
lauremir
Pode duh, senão não tinha sentido fazerem isso. Eu coloquei "Bem feito! Nao sabe nem destruir a natureza" quando você falha no lumber.
nerd
lol

Vamo continuar com o tutorial, agora deletei meu shard e me empolguei pra começar tudo de novo. "Tudo" é uma força de expressão, pq eu só tinha feito uma casinha... fora minha Lhaminha Pocotó (.xname rox, o ozzy ficou uma hora inteira com o nome de GM SouGay, até que eu disse pra ele e ele mudou) e minha fama de matador de NPCs com mau funcionamento.

T+
lauremir
Eu já rodei um warshard. Todos os scripts criados por mim, mas nem é difícil. Uns gumps e um portal e beleza.
Bilinki
Nerd, eh legal tambem mudar os nomes dos iten hein2k0.gif : tipo o gm robe dele pra "Fantasia de bixa" e ainda mudar a cor pra rosa, ou entao algum iten que eletenha na mao dele pra "Vibrador ultra grande" icon_rofl.gif
Quando eu era gm num "shard lá" eu avacalhava muito com os outros gms HeuahuhaueHUheu.
avrahm
QUOTE (Galthar, O Errante @ Apr 21 2004, 12:00 AM)

http://planeta.terra.com.br/lazer/galthar/...5r2-scripts.zip
Aqui está o pacote de scripts. Você vai precisar abrir este link em outra janela ou dar um "salvar destino como...".

Aqui deu erro... não achou os arquivos
Galthar, O Errante
"Salvar destino como..." tá funfano bem...
Mais alguém?
nerd
Nerd, eh legal tambem mudar os nomes dos iten  : tipo o gm robe dele pra "Fantasia de bixa" e ainda mudar a cor pra rosa, ou entao algum iten que eletenha na mao dele pra "Vibrador ultra grande" 
Quando eu era gm num "shard lá" eu avacalhava muito com os outros gms HeuahuhaueHUheu.

No primeiro dia, qdo tava eu, o ozzy e o Magistrato GMzando (GMzando oq? nem tinha player!), eu pintei o ozzy de preto, depois pintei a roupa dele de azul, depois o cavalod e verde-limão. Depois o ozzy pintou o Magis de preto e tirou toda a roupa dele, foi hilário ver aquele negão de cueca em cima de um cavalo verde-limão!
O primeiro dia tava uma agitação só, mas agora o nosso shard é sério e promissor rolleyes.gif

http://planeta.terra.com.br/lazer/galthar/...5r2-scripts.zip
Aqui está o pacote de scripts. Você vai precisar abrir este link em outra janela ou dar um "salvar destino como...".

Aqui deu erro... não achou os arquivos

Eu achei num dos fóruns do www.sphereserver.net. Tenta abrir ftp://24.77.17.93/sphereserver55r2-scripts.zip, se não der tenta abrir pelo FTP ftp://24.77.17.93/, e se ainda não der procura no fórum http://www.sphereserver.net/forums/index.p...c=28679&hl=55r2 que lá tem mais uns links.

T+
Galthar, O Errante
[Teacher's mode: ON]
Alguém tá com problema/dúvida ou pode tocar o pau na matéria?
Aula dada, matéria dada, hein!? Depois num reclama na prova!
[Teacher's mode: OFF]
nerd
Pode continuar hein2k0.gif
As dúvidas a gente vai falando.

Quando chegar na parte de NPCs eu vejo o que aconteceu com o Joze...

Ah, consegui fazer aquele negócio de começar o jogo em um lugar só!!! \o/
Já tem nego de Brasília, láááááááá pra cima, querendo jogar no nosso "shard". Vê se pode! Acho que o ozzy pagou o cara pra ele falar isso, ou é muuuuuuuito amigo do brasiliense, ou então fez uma puta propaganda do scripter do fórum (que não presta nem pra fazer um bardo). tongue.gif

T+
lauremir
Quem teria dúvidas no Sphere.ini ?!? É só procurar um dicionário de inglês (se não fala nada) e ir mexendo.. É tudo explicadinho...
nerd
ADV_RATE=10.0,200.0,800.0: Advance Rate... O quanto é fácil subir nessa skill?
Bem... Isso quer dizer que
Jogadores com Skill 0.0 tem que acertar 10.0 poções pra subir 0.1
Jogadores com Skill 50.0 tem que acertar 200.0 poções pra subir 0.1
Jogadores com Skill 1000.0 tem que acertar 800.0 poções pra subir 0.1
O resto, como de costume, regra de 3 composta (e põe composta nisso! 7 constantes!!!)

Só uma dúvida tosca: aí no negrito é 1000 mesmo ou era pra ser 100?

STAT_STR=5
STAT_INT=75
STAT_DEX=40
Chance de vc subir os stats quando usa a skill MASTURBAÇÃO.
Ele vai rolar um número de 0 a 1000 para cada stat.
Se esse número for maior que esse aí em cima, vc ganha stat.

De novo dúvida tosca: é maior mesmo? Porque não dá pra conceber como na skill Alchemy você tem 5 chances em mil de NÃO ganhar STR... e 995 chances de ganhar... acho mais provável que o número do "dado" tenha que ser menor que o exigido.

Os outros valores são arranjados atravez de uma regra de 3 composta.

Agora fiquei curioso. Regra de 3 composta se aprende no segundo grau ou só na sua faculdade mesmo?

E agora uma sugestão: na hora que for dar aulinha sobre criar NPCs não dá pra você fazer o Joze como exemplo? hein2k0.gif Ele é tão legal, mas ele só ficou funcionando por um dia...

T+
nerd
*anotando no bloco de notas, no fim do caderno de matemática e na contra-capa da Playboy*
Legaaaaaaaaal, nunca mais esqueço!!!!!!!!

Eu sei código binário, sistema hexadecimal e regra de três composta!!!!!!
Eu sou um gagotinho evoluído!!!!!!
Que venha a professora de matemática!!!!!!!
*se recompondo*

E o resto das dúvidas? hein2k0.gif

T+
Bilinki
Regra de 3 eh a coisa mais facil que ja vi na minha vida, mais facil que divisao e multiplicacao!
Aurack
regra de tres composta me faz lembrar do tempo q eu estudava pra entrar na escola tecnica federal
foi a materia que eu mais estudei, e foi a materia que nao caiu em nenhuma parte da prova

desde entao minha vida mudou óÒ
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2012 Invision Power Services, Inc.