IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

Você Já Cortou O Dedo Com Uma Folha De Papel?, Provavelmente sim - Mas por que dói tanto?
Pinatubo
post Feb 12 2008, 12:48 PM
Post #1

Gott nytt år !!!

Grupo: god
De: Rio de Janeiro - RJ
Membro N°: 5510

Em casa, no trabalho ou em que qualquer outro lugar onde se manuseie folhas de papel, todos nós vez por outra estamos sujeitos a uma desagradável surpresa, quando sem mais nem menos, uma inocente e aparentemente inofensiva folha de papel nos causa uma inexplicável e aguda sensação de dor em um dos dedos das mãos.

Geralmente soltamos no mínimo uma imprecação ou mais comumente um palavrão. Olhamos atentamente nosso pobre dedinho que geralmente apresenta uma tênue linha avermelhada, algumas vezes sem o menor sinal de sangue. Mas como dói.

IPB Imagem

Para quem está fazendo uso de facas, lâminas de barbear e outros objetos cortantes é inevitável que mesmo com o devido cuidado, acidentalmente provoquemos pequenas lesões inesperadas nas extremidades de nossas mãos. Afinal esses objetos são metálicos, duros e afiados, e foram feitos mesmo para cortar.

Mas o que dizer das flexíveis folhas de papel?

Embora uma folha solta de papel seja muito macia para causar um corte na pele humana, ela pode ter suas arestas tão finas quanto a de uma lâmina de barbear, tornando-a capaz de exercer pressão elevada, suficiente para provocar ferimentos superficiais.

Várias teorias sobre o assunto fazem parte do folclore dos escritórios, indo desde a microestrutura do papel, aos produtos químicos usados na sua fabricação, até as bactérias que habitam as impressoras e os locais de trabalho e armazenamento. Outros são de opinião de que os cortes provocados pelo papel são mais comuns de ocorrer ao se manusear blocos ou resmas que as mantém unidas e compactadas, quando uma única folha desliza do conjunto, expondo poucos milímetros de sua aresta e tornando-a bastante rija para atuar como uma lâmina.

Mas não existe uma explicação científica unânime para o fato, e mesmo entre os dermatologistas que sabem que essas teorias são falsas, não existe consenso, embora uma das opiniões mais aceitáveis é de que os principais responsáveis pela dor aguda sejam os nociceptores, as fibras receptoras sensoriais localizadas nas extremidades dos nervos, e que enviam sinais de alarme ao córtex cerebral tão logo recebam estímulos provocados por superfícies cortantes ou aquecidas, mas que se mantém neutras diante de sensações normais.

O que fazer para diminuir a dor?

Geralmente nos limitamos a praguejar e a dor continua as vezes por mais de um dia. Os dermatogistas recomendam que após lavar a área afetada com água e sabão, o corte seja coberto com algum produto anti-séptico isolante, tal como uma bandagem líquida. Isso evita o contato do ferimento com a água, poeira e germes, ajuda a prevenir infecção, além de reduzir o número de receptores da dor que são estimulados e diminuir o afastamento das bordas do ferimento. Na falta do produto, pode ser aplicada uma fina camada de supercola instantânea, como a "Superbond". Mas com bastante cautela e espere secar, para não colar os dedos e arranjar outro problema.

--------------------
Argghhh...Eca...
pinatubo@buziaczek.pl

Blog - O Pina opina
Go to the top of the page

+Quote Post

Start new topic
Respostas (1 - 3)
R4PH43L BH
post Feb 12 2008, 02:19 PM
Post #2

APRECIE COM MODERAÇÃO

Grupo: Members
De: Beozonti uai!
Membro N°: 25612

Isso acontece comigo frequentemente. Tenho uma gráfica e minha mão apresenta uma infinidade de cortezinhos (esses não doem tanto), mas de vez em quando levo um corte mais drástico.
Agora, quanto à questão sobre dor. Doer não dói não, mas o corte arde "pra burro".

Pela minha experiência, as folhas mais cortantes seriam da gramatura 75 a 120 g/m², principalmente o AP. E como o próprio texto fala, acredito que seja mesmo pela microespessura.

Tem uma lenda no meio gráfico aqui de BH, que uma vez um sujeito morreu, quando uma folha do estoque (que era no andar de cima), voou e cortou a jugular do coitado. Para falar a verdade, até hoje não sei se acredito ou não, pois eu sei como papel corta.

--------------------
NOIS É JECA, MAS É JÓIA!!!

+Quote Post
[ sk ] ?
post Feb 13 2008, 12:47 PM
Post #3

pirou minha cabeça e o coração.

Grupo: Members
Membro N°: 1254

pode ser aplicada uma fina camada de supercola instantânea, como a "Superbond"

serve pra tudo. louvar.gif

--------------------
IPB Imagem

+Quote Post
DaniloGordo
post Feb 13 2008, 02:53 PM
Post #4

Sou um paizão super feliz!

Grupo: MegaMod
De: BRASIL
Membro N°: 13651

Tem uma lenda no meio gráfico aqui de BH, que uma vez um sujeito morreu, quando uma folha do estoque (que era no andar de cima), voou e cortou a jugular do coitado. Para falar a verdade, até hoje não sei se acredito ou não, pois eu sei como papel corta.

Cara, impressoras de alta velocidade passam de 200 paginas por minuto, imagina uma pagina viajando nessa velocidade absurda, corta a mao do sujeito fora antes de parar

--------------------
_______________________________________________________________________________________
Eu amo ser pai! :)

Meu Blog: http://cenasdacidade.wordpress.com
Meu outro Blog: http://autozine.com.br

+Quote Post

Reply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Mudar para: Padrão · Linear+ · Mudar para: Outline

Versão Simples Horário: 22nd May 2013 - 01:44 AM