IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

As Oito Crenças, Uma continuação do post anterior
Cyren Gil-Luin
post Feb 16 2003, 11:33 PM
Post #1

:: fearing the pain ::

Grupo: Members
Membro N°: 555

“A fé é livre” disse certa vez um pensador entre os homens. E realmente ela é. Muitos dos que se aventuraram a viver, descobriram que o quanto mais lutassem contra si próprios, não poderiam deixar de Ter fé. A fé em algo, é algo primordial, para a vida. Mas para o povo de Destinya, para aqueles que não simplesmente decidiram negar tudo, a fé foi dividida em oito partes. Uma para cada desejo do ser vivente.

Podemos definir uma pessoa pela sua crença. A sua crença determina seus atos, sua vida, seus pensamentos, tudo. Define o que ela é. Os mais observadores dos destinianos sabiam disso, e muito do que venho a apresentar é um relato de uma das mentes mais brilhantes que já houve, o político Lutz de Esper, conhecido por entre outras coisas, a paz entre homens e orks. Mas isso faz cento e cinquenta anos, e mesmo que a fé das pessoas não tenham mudado com o tempo, nem as religiões, a política mudou bastante, o suficiente para novas guerras e estados de ânimo surgirem e desaparecerem.

Pois bem, Lutz escreveu certa vez um relato de como ele via os grandes espíritos e como ele via as religiões da Ilha. Seu relato, a princípio, parece dissertar apenas sobre a crença do povo dos homens, mas um leitor atento será capaz de perceber como os elfos, anões, orcs e até mesmo drow tratam a religião. Não que a religião desses povos tenham pouca importância, mas simplesmente porque ela era mais homogênea. Mas Lutz explica o porquê, e descreve com o olhar de um homem da mente brilhante, todas as crenças dos humanos em Destynia.

“À Kós, o Primeiro, eu peço que ilumine minha mente antes de escrever sobre os outros. Minha intenção, não é de apenas descrever as crenças alheias, mas simplesmente entender porque eles crêem em vós, em todos os Oito, e o porquê, os respeitamos e os seguimos.

Não devo ser prolixo, e demorado, mas tal ensaio precisa de preparo, de uma introdução. Então, serei o mais breve possível. Que vós, o Primeiro, me auxilie, com a bênção do Sol.

Parece que em Esper, existem todas as oito grande crenças. É comum vermos os habitantes em muitas discussões a respeito de qual verdade é superior a outra, pois todos sabemos que as oito são verdadeiras. Até mesmo a de Nyx. Mas parece que a principal crença dos homens e mulheres daqui é em ti, Senhor da Luz, e no Guardião, o Sexto Espírito Kal-El. Apesar de tudo, encontramos entre os guerreiros um grande respeito à Janus, mas creio eu que seja apenas uma desculpa para justificar a guerra e o assassínio. Um sortilégio! O Senhor do Sol sabes o quanto nós que seguimos sua lei condenamos a guerra. E acho que devo falar primeiro, sobre o magnífico Templo do Sol.

O Templo do Sol não é somente um prédio, é toda uma crença. Como seguidores de Kós, acreditamos antes de tudo que uma mente iluminada e um pensamento claro pode trazer razão e luz a esse mundo nefasto. Temos a glória e a bênção de possuírmos junto à nós todos os sábios, pensadores, legisladores, políticos, juízes e homens de bem que desejam antes de tudo a paz. Temos noção de que uma mente iluminada pode fazer, e em virtude disso, sempre promovemos a caridade. Sempre que possível, é claro. Não é verdade do que dizem os outros, que somos arrogantes ou distantes. Estamos sempre presente, e somos seus líderes. Mas sabemos que os outros são infelizes dentro do caos promulgado por Nyx dentro de seus corações. Glória ao Sol, que não somos iguais ao tolos dos seguidores de Kal-El, que só vivem para o que dizem promulgar o bem, o progresso e a virtude. Nós trazemos o progresso, e só a razão pode trazer. Para isso contamos como nossos sacerdotes os homens de bem, os Juízes, que são antes de tudo, pensadores claros que só pretendem trazer o bem ao resto do que fora nossa civilização. Todos eles, claros, são respeitados e temidos, mas entendemos bem que é para a seguridade e a paz de todos. Apesar de sermos considerados apenas uma “minoria rica e elitizada”. Mas isso é apenas obra dos ateístas descrentes, que são decerto, a escória desta cidade.

A segunda grande crença se dedica ao Segundo Grande Espírito, Ys. Os seguidores de Ys, são conhecidos como simplesmente como Seguidores de Ys, mas são reconhecidos como antes de tudo excelentes trabalhadores. Talvez seja porque o Segundo Espírito não tenha descansado jamais enquanto harmoniza e harmonizou sua parte no mundo. Talvez seja porque os Seguidores se Ys levem à ferro sua crença no trabalho sendo o único capaz de harmonizar o mundo. É sabido que os Seguidores de Ys não possuem uma igreja, santuário ou templo como nós acreditando somente no fato do trabalho é o melhor jeito de cumprir a vontade de Ys. Mas parece que gostam de se confraternizar vez ou outra para se auto-parabenizarem e se auto-gabarem de seus serviços e itens bem feitos. É curioso ver como os Seguidores de Ys são extremamente diligentes e apreciam muito o fato de ganhar dinheiro, mas também são calorosos e são sempre dispostos a ajudar os outros cidadões independente de sua crença. Também é curioso o fato de os seguidores de Ys vez ou outra ao explicar o porquê de seu trabalho, pensamento ou ação, citar metaforicamente um ou vários dos quatro elementos. Certa vez, enquanto um ferreiro deles me trabalhava o ferro para fazer uma bela adaga em honra a vós, Senhor do Sol, ele disse: “Moldamos o fruto da Terra pelo fogo. Assim é o trabalho. Moldamos a Vida, pelo fogo que arde em nossos espíritos e em nossas ações, não pela águas de nossos choros e lágrimas.” Tais palavras foram sábias e nunca mais me esquecerei delas. Desde então, passei a respeitar esses crentes no Segundo Espírito, assim como todos os dessa ilha.

São engraçados os Seguidores do Terceiro Espírito. A dita Senhora da Natureza, da Fauna e da Flora possui entre os seus seguidores os mais estranhos de todas as pessoas. São pessoas reclusas, e muitas delas vivem longe da cidade, no meio rural e em sua maioria nas florestas. Delas, pouco posso falar. Parecem que são todas defensoras ferrenha de qualquer agressor de qualquer bicho, animal, fera, árvore ou planta, e muitas delas partem até mesmo para a agressão. É claro, que muitos deles utilizam da natureza para sobreviver, mas todos alegam que ao contrário dos demais, que julgam “destruidores”, só o fazem para isso, exclusiva sobrevivência. Os Gayans, como muitos passaram a se chamar, e com o tempo, nós também, são várias vezes vistos com animais em companhia ou mesmo animais de estimmação, e apesar de serem em geral reclusos, e levarem uma vida em solidão, eles se reúnem vez ou outra no que dizem ser um Santuário, onde segundo espiões e olhadores de minha confiança, não passa de uma clareira na floresta onde acendem uma fogueira e dançam ao redor dela, numa festividade onde no fim se silenciam e cada um passa a ficar em silêncio na busca máxima de sintonia e harmonia com a natureza. Após disso, muitos elegem um líder, um conselheiro máximo entre eles e o entitula druida, e este é bastante respeitados por nós. Os Gayans, dentre todas as crenças, são os mais próximos dos esquisitos elfos, e o Druida é um líder entre ambos crentes de ambos os povos. Mas raramente se há um druida, pois raramente, se há um Santuário.

--------------------

- então é de vossa decisão entregar o cargo de Cyren à nossa antiquíssima tradição? Não desejas continuar com o trabalho?

- vós não entendeis? Não é o cansaço que cega a vontade.Tu me enviaste vossos sonhos, mensageiros, deuses, protetores e quem mais. Lutei em vossas guerras silenciosas e sobrevivi ao asceticismo. Agora, sou um novo homem, ainda com feridas abertas, mas jamais morto, e sábio o suficiente para saber que elas fecharão. Julguei que vocês haviam me derrotado. Até perdi a fé mas recuperei a vontade e executei vosso ordenado até o fim. Agora se paro, é por eles. Eles são a luz do mundo, e a luz do mundo é serena e constante. Não entendeis?

Go to the top of the page

+Quote Post

Start new topic
Respostas
Cyren Gil-Luin
post Feb 16 2003, 11:45 PM
Post #2

:: fearing the pain ::

Grupo: Members
Membro N°: 555

O Sétimo Grande Espírito é Hilda e até hoje só conheci umas cinco pessoas que a seguissem. Hilda é a senhora do mundo do além, do mundo dos mortos. Em geral, essas pessoas eram tementes da morte e pareciam se dedicar bastante de seu pensamento e vida às questões do além. Pareciam gostar do desconhecido e nisso não o temiam, mas pelo o contrário, se atraíam. Acreditavam no mundo espiritual com tanta vemência que muitos deles se dedicavam horas à pensar e entrar em contato com tal mundo. Alguns em vão, outros com sucessos. Mas poucos os espíritos diziam e pouco eles terminavam sabendo. Não há igreja ou santuário para Hilda. A Senhora das Dores, é reverenciada por todos, e sua fé se consiste basicamente quando se há nescessidade dela. Quando se faz uma prece para os mortos, ou quando a dor é tamanha insurpotável que se pede a ela que a alivie, ou que alivie o seu caminho no Rio sob a Montanha, o Rio dos Mortos, ou quando se tenta contatar um espírito do além. Há relatos de grande feitiçeiros cujo o desejo de encontrar o elixir da imortalidade e vencer a morte de Hilda fora tão grande que dedicaram toda uma vida a romper a barreira entre o mundo espiritual e o mundo dos vivos, mas estes foram em sua maioria corrompidos pela loucura, ou pela velhice. Hilda é reverenciada, mas não adorada, e não há templos ou seguidores fiéis à ela.

Temo o Oitavo Espírito, que não mais grande, apesar de ainda ser poderoso. Nyx, a Dama das Trevas trouxe ao mundo o Caos e o Cataclisma, destruindo a outrora civilização magnífica dos Antigos. Nyx não é adorada entre nós homens puros, não há igrejas para ela entre nós, há entre os Drow, e entre os Orks, entre aqueles cujo os corações são tão caóticos, maus ou viciosos que precisam desse veneno para sobreviver. Muitos dos que se entregam à luxúria, à cobiça, à inveja, à ira ou à avareza tem seus corações tomados por seu caos e são seus tementes antes de ser seus adoradores. Mas os que seguem Nyx libertinosamente merecem serem condenados à fogueira, por representarem um risco à Cidade e um exemplo nefasto aos jovens, que ainda não tem o pensamento claro para se defenderem de usa influência. Nyx promete o Caos como meio máximo de alcançar felicidade, e promete a Ordem somente depois, que diz vir junto ao Caos. Parece que o seu equilíbrio entre Caos e Ordem é uma grande hipocresia, e todos que a seguem adoram o caos, e rejeitam a Ordem. Eu aprendi a temer um seguidor de Nyx realmente fiél, e já mandei muitos para a fogueira, apesar de nunca descobrir uma seita, mas de saber que ladrões, assassinos, feiticeiros e outras gentes de péssimo valor se reunirem em grupos fechados para sua adoração e maquinações. O Caos que habitam seus pensamentos é doentio. Pela bênção do Sol e da Luz, eu termino esse ensaio sobre os homens e suas religiões. Que Kós estejam convosco e seus pensamentos claros”

Fiquem com Deus.
O deus primeiro, o Senhor dos Sonhos e com esse texto de Lutz de Esper, um presente meu.
Aluve! icon5.gif
icon5.gif

--------------------

- então é de vossa decisão entregar o cargo de Cyren à nossa antiquíssima tradição? Não desejas continuar com o trabalho?

- vós não entendeis? Não é o cansaço que cega a vontade.Tu me enviaste vossos sonhos, mensageiros, deuses, protetores e quem mais. Lutei em vossas guerras silenciosas e sobrevivi ao asceticismo. Agora, sou um novo homem, ainda com feridas abertas, mas jamais morto, e sábio o suficiente para saber que elas fecharão. Julguei que vocês haviam me derrotado. Até perdi a fé mas recuperei a vontade e executei vosso ordenado até o fim. Agora se paro, é por eles. Eles são a luz do mundo, e a luz do mundo é serena e constante. Não entendeis?

Go to the top of the page

+Quote Post

Posts neste tópico

Reply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Mudar para: Padrão · Mudar para: Linear+ · Outline

Versão Simples Horário: 21st May 2013 - 01:39 PM