Usain Bolt Quebra Recorde Mundial Dos 100 M E 200 M Em Berlim |
Usain Bolt Quebra Recorde Mundial Dos 100 M E 200 M Em Berlim |
Aug 16 2009, 06:01 PM
|
|
|
Grupo: Members Posts: 17172 Registrado: 19/11/2006 Membro N°: 23299 |
Usain Bolt segura o sorriso por 9s58 e pulveriza o recorde mundial dos 10
Diante da torcida eufórica no Estádio Olímpico de Berlim, jamaicano dá espetáculo e chega 13 centésimos à frente do americano Tyson Gay Durante 9s58, não houve sorrisos, gracinhas ou provocações. Neste domingo, Usain Bolt tinha um trabalho sério a fazer no Campeonato Mundial de Atletismo. No curto caminho que vai da largada à chegada, o jamaicano deu um tempo no bom humor, correu de cara fechada e tratou de manter o título de homem mais rápido do planeta. O velocista, que completa 23 anos na sexta-feira, antecipou a festa e se deu um presente duplo no Estádio Olímpico de Berlim: a medalha de ouro nos 100m rasos e o novo recorde mundial da prova. ![]() Em 100 metros, mais um show: Bolt cruza a linha de chegada bem antes dos adversários em Berlim O americano Tyson Gay chegou em segundo, 13 centésimos atrás de Bolt, com o tempo de 9s71 - recorde dos EUA. O também jamaicano Asafa Powell cruzou em terceiro, com 9s84. O recorde mundial era do próprio Bolt, 9s69, conquistado nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado. Pelas condições da pista, com o piso mais macio, e pelos tempos dos corredores nas fases anteriores, a expectativa era de que ninguém conseguisse quebrar a marca no Campeonato Mundial. Bolt, mais uma vez, chocou o planeta. A festa ficou para o fim da prova, quando Bolt explodiu em alegria, abriu o sorriso e até dançou com Asafa Powell. - Tive uma boa execução, fiquei feliz. Eu sei que posso correr rápido, e tudo é possível. Não costumo colocar muita pressão em cima de mim. Foi muito bom, fiquei satisfeito - afirmou Bolt, em entrevista ao SporTV após a prova. Antes da competição, o jamaicano parecia relaxado. Na apresentação para as câmeras, sorriu e apontou o braço para o céu, como sempre faz durante as competições. Na largada, no entanto, ele mostrou que não estava para brincadeira. Logo após a partida, Bolt se distanciou de Gay, que largou mal. Nos primeiros metros, a vitória já parecia garantida. A partir dali, a dúvida era se o recorde mundial seria quebrado. Ao contrário do que fez em Pequim, quando bateu no peito antes de cruzar a linha de chegada, em Berlim Bolt manteve o ritmo forte e a seriedade até o último momento. Na reta final, olhou para o lado, espiou os concorrentes e viu que não seria mais ameaçado por ninguém. Assim que cruzou a linha, o jamaicano olhou para onde o mundo inteiro queria olhar: o cronômetro ao lado da pista. Confirmada a marca de 9s58, a prova praticamente perfeita e o recorde mundial, a festa estava liberada. Ali ele voltou a ser o gaiato de sempre. O sorriso que ficou contido durante os quase 10 segundos da prova explodiu à beira da pista. Sem conter a felicidade, o campeão mundial apontou para o céu, abraçou o mascote, pegou a bandeira da Jamaica e cumprimentou os rivais. Ainda dançou com Asafa, que mostrou bom humor mesmo após a derrota e assumiu o papel de coadjuvante do compatriota. No mesmo palco em que o velocista americano Jesse Owens derrotou a intolerância do ditador Adolf Hitler nas Olimpíadas de 1936, Usain Bolt agora escreve mais um capítulo da história, contra um adversário ainda menos palpável, mas igualmente derrotado: o tempo. Campeonato Mundial de Berlim - Final dos 100m rasos 1. Usain Bolt Jamaica 9s58 2. Tyson Gay Estados Unidos 9s71 3. Asafa Powell Jamaica 9s84 4. Daniel Bailey Antigua e Barbuda 9s93 5. Richard Thompson Trinidad e Tobago 9s93 6. Dwain Chambers Grã-Bretanha 10s00 7. Marc Burns Trinidad e Tobago 10s00 8. Darvis Patton Estados Unidos 10s34 Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Not...DIAL+DOS+M.html -------------------- |
|
|
|
![]() |
Aug 16 2009, 07:55 PM
|
|
|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
-------------------- |
|
|
|
Aug 18 2009, 07:17 AM
|
|
|
Entrega das medalhas:
![]() ![]() ![]()
-------------------- |
|
|
|
Aug 20 2009, 09:22 PM
|
|
|
Bolt personaliza camisa e leva mais um ouro com recorde mundial em Berlim
Depois da vitória nos 100m, jamaicano repete a dobradinha dos Jogos Olímpicos de Pequim e vence com sobras os 200m rasos: 19s19 Para alguém que sonha ser uma lenda, 19s19 são suficientes. Usain Bolt mais uma vez desafiou o relógio e brincou com o tempo. Nesta quinta-feira, véspera de seu aniversário, o jamaicano de 22 anos repetiu um feito do passado e eternizou seu nome para as gerações futuras. O campeão olímpico agora é campeão do Mundial de Atletismo. Em dobro. Depois do ouro e do recorde nos 100m, o ouro e recorde nos 200m em Berlim. Apagou os 19s30 - estabelecidos por ele nas Olimpíadas de Pequim, em 2008 – e reescreveu, com tinta dourada, a nova melhor marca do planeta. - Sempre há limites. Eu não conheço os meus - disse Bolt. Michael Johnson, americano que, antes das Olimpíadas de Pequim, detinha o recorde mundial dos 200m, não botou fé em Bolt. - Acho que ele está muito cansado pela disputa dos 100m – disse ele, antes da final. Bolt provou que Johnson estava errado. E precisou de menos de 20 segundos para isso. Quando chegou à pista, carregava nas costas sua mochila e, nas mãos, duas garrafas de água. Tirou o agasalho e exibiu, no peito, a frase “Eu sou Berlino (nome do mascote do Mundial)”, escrita a mão na blusa. Para competir, trocou de camisa. A primeira homenagem já estava feita. Faltava mais uma. Depois de uma largada queimada, ele voltou para seu lugar e a fazer gracinhas. Nada parecia atrapalhar a sua concentração. Quando finalmente correu para valer, não precisou de muito esforço para abrir uma larga vantagem. Cruzou a linha de chegada após 19s19. Apontou para o relógio. Até ele, o relógio, tinha sido mais lento: marcava 19s20. Tanto o tempo errado quanto o correto significavam o mesmo: recorde mundial. O panamenho Alonso Edward, segundo colocado, chegou após 62 centésimos. O terceiro, o americano Wallace Spearmon, apareceu depois de 66. O Estádio Olímpico de Berlim, que outrora viu um ditador nazista engolir a seco a vitória de um negro – Jesse Owens, nas Olimpíadas de 1936 – nesta quinta recebeu mais uma dose do talento de Usain Bolt. E a terceira será no sábado, já que a sexta deve ser de descanso. Descanso para o aniversário. Ele não vai disputar as eliminatórias do revezamento 4x100m. Voltará para a final. Em Pequim, Bolt ajudou a Jamaica a ser campeã, com recorde mundial. Em Berlim terá outra chance para decolar. Se conseguir, o jovem atleta que sonha virar lenda poderá, também inspirar fábulas, a fábula do homem que sabia voar. Final dos 200m rasos no Mundial de Berlim 1 Usain Bolt JAM 19s19 2 Alonso Edward PAN 19s81 3 Wallace Spearmon EUA 19s85 4 Shawn Crawford EUA 19s89 5 Steve Mullings JAM 19s98 6 Charles Clark EUA 20s39 7 Ramil Guliyev AZE 20s61 8 David Alerte FRA 20s68 Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Not...+EM+BERLIM.html -------------------- |
|
|
|
Aug 20 2009, 10:58 PM
|
|
|
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]()
-------------------- |
|
|
|
Aug 20 2009, 11:23 PM
|
|
|
Bolt iguala Carl Lewis com dois recordes no mesmo Mundial
Os feitos de Usain Bolt não parecem ter fim. Nesta quinta-feira, ele quebrou o recorde mundial dos 200 m rasos na final do Campeonato Mundial, com 19s19, melhorando em 0s11 a marca que ele mesmo estabeleceu há exatamente um ano nas Olimpíadas de Pequim. Bolt tornou-se o primeiro a bater o recorde dos 200 m rasos em uma edição do Mundial e ainda igualou o feito do norte-americano Carl Lewis ao conseguir duas novas marcas planetárias em provas diferentes nesta competição. No último domingo, o jamaicano já havia estabelecido o novo recorde dos 100 m rasos, com 9s58, 0s11 mais rápido do que a marca anterior, que ele mesmo havia estabelecido. Até hoje, o único atleta que havia conseguido estabelecer dois recordes no mesmo Mundial fora o velocista Carl Lewis, que venceu e bateu o melhor tempo do mundo nos 100 m rasos e no revezamento 4 x 100 m rasos em Tóquio-1991. Lewis, aliás, é o atleta que mais detém recordes mundiais obtidos no evento. Ele participou do 4 x 100 m rasos em Helsinque-1983, sendo a obter três marcas no Mundial. Bolt, porém, poderá fazer companhia ao lendário norte-americano no sábado, quando deve disputar a final do 4 x 100 m rasos. Fonte: http://esporte.uol.com.br/atletismo/ultima...t4353u1136.jhtm -------------------- |
|
|
|
Aug 21 2009, 12:55 AM
|
|
|
"Insane" Bolt diz que ficou surpreso com o seu tempo nos 200 m
Um ano depois de aparecer para o mundo nos Jogos Olímpicos de Pequim com recordes mundiais nos 100 m e nos 200 m rasos, o jamaicano Usain Bolt repetiu a façanha no Mundial de Berlim. Após alcançar a dobradinha inédita na competição, o velocista se disse surpreso. Mas até o seu rival já esperava outro show. Terceiro colocado nos 200 m rasos nesta quinta-feira, o norte-americano Wallace Spearmon criou até um apelido para o jamaicano: "Ele é o Insane Bolt", disparou o velocista, que já chama Bolt desta forma há algum tempo. Os dois são amigos desde 2005 e cansaram de fazer brincadeiras um com o outro após a prova. "A gente se conhece há algum tempo, tem um bom relacionamento e fico muito feliz por ele", comentou Spearmon, que também saiu satisfeito com a sua medalha, já que na Olimpíada perdeu o bronze, após desclassificado por invadir a raia de um adversário. Ao saber da revelação feita pelo amigo, Bolt brincou. "Eu não sei por que ele diz isso? Por que será?", disse, antes de soltar uma gargalhada. "Na verdade, eu trabalho muito duro, assim como ele. E fico feliz dele estar aqui", afirmou, apontando em direção ao amigo, que disparou: "Estou feliz de estar na metade de cima e não ser desclassificado", lembrou, para arrancar novas risadas de Bolt. O "insano" corredor jamaicano afirmou também ter ficado surpreso com a marca que obteve. "Fiquei surpreso com o tempo, não esperava isso. Eu trabalhei duro, treinei bastante, mas sabia que ia ser bem difícil. Eu não sei quanto posso melhorar, temos de ver as próximas corridas", declarou o campeão, que disse conhecer seus limites. "Eu não me coloco pressão. Sei o que preciso fazer e executo. Não fico pensando em bater recordes, penso só em dar o meu melhor a cada prova", comentou. Assim como já fizera ao bater o recorde dos 100 m rasos, Bolt evitou prever uma nova marca. "Eu não sei qual é o limite. Tudo é possivel. Não estou preocupado se vou superar os 19s, pois também acho que quando isso acontecer não vou poder andar por um dia de tão cansado", avaliou. Ao seu lado, Spearmon concordou com o novo campeão mundial dos 200 m rasos e lembrou que muitos já duvidavam que alguém poderia superar o recorde de Michael Johnson (19s32, em 1996). "Lembro que quando corri em 2005, diziam que ninguém podia quebrar o recorde do Michael, mas Usain veio, quebrou e mostrou que era possível. Acho que é uma questão de tempo para alguém melhorar", afirmou. Fonte: http://esporte.uol.com.br/atletismo/ultima...t4353u1139.jhtm -------------------- |
|
|
|
Aug 22 2009, 06:20 PM
|
|
|
Bolt corre com os amigos e se despede do Mundial de Berlim com três ouros
Sem os EUA, desclassificados, Jamaica sobra na final do revezamento 4x100m e quebra o recorde do campeonato. Brasil termina em sétimo Em oito dias, ele deu à Alemanha um bocado de seu talento e tanto de sua graça. Indiferente a anseios ou preocupações, só quis saber de brincar e de correr. Na despedida, a brincadeira e a corrida tinham que ser com os amigos. Sem os principais adversários na pista, os americanos, Usain Bolt liderou a equipe da Jamaica rumo à vitória no revezamento 4x100m: 37s31, recorde do campeonato. Assim como nas Olimpíadas de Pequim, deixou o Mundial de Atletismo com três ouros. O Brasil, que entrou na final depois da desclassificação dos EUA, terminou em sétimo, à frente da França. Trinidad e Tobago ficou com a prata, e a Grã-Bretanha com o bronze. - O revezamento foi muito divertido. É sempre melhor do que correr sozinho - disse. Brincando de correr, Bolt foi campeão e recordista mundial dos 100m - 9s58, no domingo - e 200m rasos - 19s19, na quinta. A sexta-feira foi dia de descanso. Pediu dispensa da brincadeira e assistiu de fora à classificação da Jamaica, em sexto, no revezamento. - Se eu estou me acostumando a vencer? Não. Você não pode se acostumar a vencer - disse Bolt. Para a equipe brasileira, a final já era uma vitória. O quarteto viveu emoções distintas em Berlim. Antes do Mundial, a esperança de beliscar um pódio - na lembrança, o quarto lugar em Pequim e a prata em Sydney. Depois, a avalanche de críticas e desconfiança pelo doping de Bruno Tenório, que estava nas Olimpíadas de 2008. Nas eliminatórias, mais uma montanha-russa, um teste de paciência. A melhor marca do time na temporada – 38s72 – rendeu a nona colocação. Eles tinham batido na trave. Poucas horas depois, a confirmação de que os Estados Unidos estavam desclassificados por desrespeitarem as regras na passagem do bastão. A passagem para a final ia, então, para as mãos dos brasileiros. Vicente Lenílson, Sandro Viana, Basílio de Moraes e José Carlos Moreira, o Codó, voltaram ao Estádio Olímpico neste sábado. Largaram na raia dois, entre a França, na raia um, e a Grã-Bretanha, na três. Vicente Lenílson era o único remanescente de Sydney-2000na equipe brasileira. Naquela final, o tempo de 37s90 rendeu a prata, atrás dos Estados Unidos. De lá para cá, os americanos viram o surgimento de Bolt, e assim perderam o domínio na prova. A Jamaica, com Bolt e Asafa Powell, bronze nos 100m, saiu na raia sete, entre Trinidad e Tobago (na seis) e Canadá (na oito). Itália e Japão completaram os lugares na pista azul. Os jamaicanos detinham o recorde mundial do revezamento, com 37s10, estabelecido nos Jogos Olímpicos de Pequim, no ano passado. Neste sábado, o time não teve a liderança ameaçada. Steve Mullings largou bem. Bolt foi o terceiro a correr. Pegou o bastão de Michael Frater e entregou-o para Asafa, que acabou com a brincadeira: 37s31. Era hora de comemorar. O mascote Berlino, que na quinta-feira foi homenageado por Bolt, agora retribuía. Usou uma camisa com a frase: "Eu sou Bolt". Era hora de brincar. O brincalhão Bolt há tempos deixou de ser criança. Na sexta-feira, completou 23 anos. Recebeu uma medalha de ouro - na premiação dos 200m - um estádio inteiro de presente - o público todo cantou parabéns – e um pedaço do Muro de Berlim, uma homenagem da cidade pelo 20º ano da unificação da Alemanha. O aniversário passou, o Mundial também; mas o presente que Bolt deu ao esporte continua. Um presente para o presente e para o futuro. Posição País Atletas Tempo 1 Jamaica Steve Mullings; Michael Frater; Usain Bolt; Asafa Powell 37s31 2 Trinidad e Tobago Darrel Brown; Marc Burns; Emmanuel Callander; Richard Thompson 37s62 3 Grã-Bretanha Simeon Williamson; Tyrone Edgar; Marlon Devonish; Harry Aikines-Aryeetey 38s02 4 Japão Masashi Eriguchi; Naoki Tsukahara; Shinji Takahira; Kenji Fujimitsu 38s30 5 Canadá Sam Effah; Oluseyi Smith; Jared Connaughton; Bryan Barnett 38s39 6 Itália Roberto Donati; Simone Collio; Emanuele Di Gregorio; Fabio Cerutti 38s54 7 Brasil Vicente Lenílson; Sandro Viana; Basílio de Moraes; José Carlos Moreira 38s56 8 França Ronald Pognon; Martial Mbandjock; Eddy De Lepine; Christophe Lemaître 39s21 Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Not...TRES+OUROS.html -------------------- |
|
|
|
Aug 22 2009, 07:43 PM
|
|
|
![]() ![]() ![]()
-------------------- |
|
|
|
Aug 23 2009, 01:58 PM
|
|
|
Fotos da premiação dos 4x100m
![]() ![]() ![]()
-------------------- |
|
|
|
Aug 23 2009, 02:44 PM
|
|
|
Usain Bolt recebe pedaço do Muro de Berlim de 2,7 toneladas
Jamaicano agradece por presente e diz que não vai esquecer a cidade Num evento rápido e com jeito de oportunismo político, Usain Bolt recebeu neste domingo um presente que vai ter bem mais dificuldade de carregar do que as três medalhas de ouro que ganhou no Campeonato Mundial de Atletismo. O homem mais rápido do mundo foi presenteado com um pedaço do Muro de Berlim pintado em grafite com uma imagem dele após a quebra do recorde mundial dos 100m. O presente pesa 2,7 toneladas e foi entregue pelo prefeito de Berlim, Klaus Wovereit. - Eu nunca vou esquecer Berlim. Tive dias fantásticos aqui. O clima esteve quase como na Jamaica, com bastante calor, e o público no estádio estava realmente empolgado com o evento, o que me motivou ainda mais a buscar o recorde - afirma Bolt, que recebeu de Wovereit também uma réplica de pelúcia do mascote Berlino, artigo já esgotado nas lojas da capital alemã. Em troca, o jamaicano entregou ao político um par de sapatilhas como as que usou no Mundial. O evento não durou mais do que 15 minutos e o jamaicano saiu do local, um clube numa área não muito longe do Estádio Olímpico, diretamente para a cerimônia de entrega da medalha de ouro pela conquista do revezamento 4x100m. O pedaço do Muro de Berlim que Bolt recebeu tem 3,6 metros de altura por 1,2 metros de largura e, na época em que a cidade era dividida entre o lado ocidental e o lado oriental, estava localizado em Postdamer Platz. A pintura foi feita pelo artista alemão Abraham. Este ano Berlim celebra duas décadas da queda do Muro. ![]() ![]() ![]() ![]() Fonte: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Not...+TONELADAS.html -------------------- |
|
|
|
![]() ![]() |
| Versão Simples | Horário: 21st May 2013 - 06:31 PM |