Simca Chambord

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2008
Simca Chambord foi o primeiro automóvel de luxo do Brasil. Ele foi produzido de 1959 até 1964. Quem tivesse um Chambord era "o tal" na época. A aparência dele era incrível. Mas apesar de ser muito bonito, a potência não era das melhores. Ele era equipado com um motor V8 fraco. O motor era dianteiro, mas a tração traseira.


Exatamente por esse baixo desempenho, o carro recebeu o apelido de Belo Antônio, alusivo a um personagem de filme italiano que conquistava as mulheres, mas que na hora "H" falhava.

Hoje em dia é praticamente impossível encontrar um desses pelas ruas, mas certamente ele ainda seria um carro que chamaria muita atenção.

Veja este raro comercial do Simca Chambord:


A banda Camisa de Vênus fez a música "Simca Chambord" obviamente em homenagem ao carro. A canção abria o disco "Correndo o Risco", de 1986. Marcelo Nova, vocalista da banda, dizia que "o Simca Chambord simbolizava a esperança, o desejo de um país melhor".

Na verdade, esta foi a intenção da música, que utilizava o veículo como uma metáfora:


Fonte: Aqui, Aqui, Aqui e Aqui

0 Comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Muito obrigado!